Moro se pronuncia pela primeira vez após decisão de Fachin para repudiar ataques ao ministro

Sérgio Moro. Foto: Divulgação 
O ex-juiz da Lava-Jato e ex-ministro da Justiça Sergio Moro foi às redes sociais, na tarde desta sexta-feira, pela primeira vez após a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Moro não comentou a decisão do relator da Lava-Jato no STF, ministro Edson Fachin. O ex-juiz postou nota de repúdio aos ataques e perseguições sofridos pelo ministro, após a decisão de que a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde Moro era o magistrado, não tinha competência para julgar as acusações contra o ex-presidente. Segundo decisão de Fachin, os crimes atribuídos a Lula não tinham relação com os desvios de dinheiro público na Petrobras e, por isso, não poderiam ter sido julgados por Moro.

"Repudio ofensas e ataques pessoais ao Ministro Edson Fachin do STF, magistrado técnico e com atuação destacada na Operação Lava Jato. Qualquer discordância quanto à decisão deve ser objeto de recurso, não de perseguição", escreveu o ex-ministro.

"Repudio ofensas e ataques pessoais ao Ministro Edson Fachin do STF, magistrado técnico e com atuação destacada na Operação Lava Jato. Qualquer discordância quanto à decisão deve ser objeto de recurso, não de perseguição".

A nota de repúdio de Moro no Twitter gerou comentários favoráveis e contrários ao posicioamento. O deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ), bolsonarista de primeira hora, comentou: "Que trágico o seu fim!". Outro internauta afirmou que o ex-juiz "mediu muito mal suas ações" e deveria ter seguido na magistratura, ao invés de "lacrar".

"Com todo respeito, mas o Sr. mediu muito mal suas ações. Se tivesse ficado no ministério em vez de lacrar, vc poderia ser futuramente um candidato de peso à presidência, mas preferiu ouvir o conselho dos lobos, deu nisso: cobras criando asas...".

Outo seguidor questiona o silêncio de Sergio Moro desde que pediu exoneração do cargo de ministro da Justiça do governo Bolsonaro, em abril de 2020.

"Um ano sem falar nada e quando fala é para defender ministro do STF. Assim fica difícil Moro".

Apoiadores do ex-ministro da Justiça também responderam a publicação, em apoio à postura de solidariedade. Uma seguidora caracterizou Moro como "discreto e justo" e, apesar de concordar com o repúdio aos ataques a Fachin, criticou a decisão do ministro em anular as condenações do ex-presidente Lula.

"Admiramos sua postura,sempre discreto e justo,mas a decisão em soltar o larápio e as ofensas proferidas pelo senhor Gilmar e senhor Lewando serão repudiadas por nós. Violência,claro,não cabe e nunca caberá. #EstamosComMoro"

Outro internauta elogia a atuação de Moro na magistratura e, por isso, seria melhor que continuasse a trilhar no caminho no Direito que na vida política. Ele comenta, ainda, que gostaria de vê-lo ocupando uma cadeira no STF. Em julho deste ano, haverá uma vaga disponível na Corte, com a aposentadoria do decano Marco Aurélio Mello. Em 2019, antes do rompimento com o governo Bolsonaro, Moro era avaliado como possível indicação do presidente para integrar o STF.

"É por isso que você estaria muito melhor na magistratura do que na política. Você pensa como burocrata, não como político. Gostaria de vê-lo no STF. Infelizmente, quem está lá pensa como político e estão no lugar errado. Deviam estar na política disputando o voto popular". (*) Yahoo, com Extraonline

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário