É covid-19 ou virose? Infectologista explica diferenças entre os sintomas

A infectologista Silvia Fonseca. Foto: Divulgação / Hapvida JP. 
Muitas pessoas acabam confundindo a Covid-19 com dengue, chikungunya e zika. As dúvidas, conforme explica a diretora corporativa de Infectologia do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, se dão pelo fato dessas doenças começarem com sintomas muito parecidos. 

“Falando mais de dengue e Covid-19, elas podem causar febre, dor no corpo e dor de cabeça. Mas, o que realmente distingue uma da outra é a presença de sintomas respiratórios, que são característicos da Covid-19. Esses sintomas seriam o espirro, a tosse, a dor de garganta mais forte”, esclarece. 

A infectologista afirma que o mais importante ao apresentar um dos sintomas citados anteriormente é procurar um médico, tanto de forma presencial como pelo serviço de telemedicina. É esse profissional que vai fazer avaliação clínica e, se for o caso, indicar os exames necessários para o diagnóstico. 

Silvia Fonseca afirma que caso o diagnóstico seja de dengue, o importante é se hidratar bem e em se tratando de coronavírus é seguir com o uso da máscara e ir à consulta. “O intuito é saber em qual estágio está a doença e quais as medidas precisam ser adotadas após confirmação de diagnóstico”, orienta. 

Covid - Os sintomas podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Os sintomas mais comuns são tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato, alteração do paladar, distúrbios gastrintestinais, cansaço, diminuição do apetite e dispnéia. 

Arbovirose - Trata-se das doenças causadas por artrópodes. Dentre eles, o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Os sintomas entre eles são bem parecidos. Eles incluem febre, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. (*) Hapvida JP

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário