Guarabira: igreja lança programação religiosa da Festa da Luz 2021, mas encerramento não terá procissão

Novenário tem início em 23 de janeiro e se estende até o dia 2 de fevereiro na Catedral da Luz. 
Foto: Pascom Catedral / Facebook. 
Pela primeira vez o principal evento profano de Guarabira, intitulado Festa da Luz, não vai acontecer na ‘Rainha do Brejo’ paraibano, o que já foi anunciado no ano passado pelo prefeito Marcus Diôgo, em virtude da pandemia do coronavirus. Porém a programação religiosa será mantida pela igreja católica, e na noite desta quinta-feira (14) aconteceu uma coletiva de imprensa para a divulgação do Novenário 2021 alusivo à Nossa Senhora da Luz; padroeira da cidade, da diocese e da Catedral da Luz. A atividade religiosa vai seguir os protocolos preconizados pelas autoridades sanitárias, como salientou na solenidade o bispo diocesano Dom Aldemiro Senna dos Santos. O bispo ainda aconselhou os fiéis que tomem a vacina contra a Covid-19 quando assim a mesma estiver disponível para a imunização.

O padre Kleber Rodrigues; administrador paroquial da Catedral da Luz, por sua vez, disse que em 2 de fevereiro, dia padroeira e do encerramento das comemorações, não haverá a procissão pela primeira vez em 180 anos de tradição da Festa de Nossa Senhora da Luz. Ele anunciou que ao invés do cortejo religioso a imagem da santa será apresentada aos fiéis durante as nove noites, em carreata que será realizada pelas ruas de Guarabira. Padre Kleber ainda lembrou do então prefeito Zenóbio Toscano (in memorian), o qual era um grande colaborador e participante dos festejos religiosos de Nossa Senhora da Luz e, que, esta será a primeira novena sem a presença do mesmo na Catedral da Luz.

O lançamento da programação foi realizado direto da casa de recepções Maison Gold, localizada no Shopping Cidade Luz; direcionado a representantes da imprensa e algumas autoridades; entre estes estiveram presente o prefeito Marcus Diôgo e a sua esposa, a primeira-dama Verônica Diôgo, bem como o vice-prefeito Wellington Oliveira e a sua esposa Jaqueline Oliveira. O evento teve transmissão ao vivo, em Live pela Pascom Catedral, por meio da conta do Youtube da Catedral de Nossa Senhora da Luz.

A identidade visual da Festa de Nossa Senhora da Luz deste ano foi ilustrado com arte Naif, pintura de autoria do artista plástico Adriano Dias.

Com o tema "Como Maria, queremos nos alimentar da palavra de Deus", a abertura do festejo religioso acontece no dia 23 de janeiro, às 18h, com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Luz (restaurada), seguida da missa solene de abertura do novenário celebrada pelo bispo diocesano Dom Aldemiro Sena. E se encerra no dia 2 de fevereiro (dia da padroeira), com missa solene, às 6h30min, celebrada pelo ex-bispo de Guarabira e atual arcebispo de Maceió-AL, Dom Frei Antônio Muniz Fernandes. Finalizando às 16h com missa solene celebrada pelo bispo Dom Aldemiro Sena.


Festa profana
- A Festa da Luz, parte profana, saiu do centro da cidade em 2015 e passou a ser realizada no Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima; idealizado pelo então prefeito Zenóbio Toscano (in memorian); sendo considerada a maior festa de padroeiro do interior do Nordeste brasileiro. O evento acontece durante 4 noites, porém em 2020 o então prefeito em exercício Marcus Diôgo decidiu alterar o festejo para 5 noites, encerrando no dia da padroeira com show de louvor. A festa é realizada do final do mês de janeiro ao começo de fevereiro; sendo nos dias 29, 30, 31/01, 01 e 02/02; onde diversas atrações de renome nordestino e nacional passam por seus respectivos palcos, com noite que chega a atrair até 50 mil pessoas. Gerando no período uma economia relevante para a cidade e região.

Veja a íntegra da programação do novenário 2021 de Nossa Senhora da Luz, na Catedral da Luz








Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário