"Estrela de Belém": alinhamento de Júpiter e Saturno, como observar a conjunção planetária

Foto: Patrick Hartgan. 
Nesta segunda-feira (21), um raro evento astronômico tomará conta do céu noturno. Trata-se da conjunção entre Júpiter e Saturno, momento em que os dois maiores planetas do Sistema Solar estarão alinhados. O fenômeno, popularmente chamado de "Estrela de Belém" ou "Grande Conjunção", marcará a maior aproximação entre os astros visível no nosso céu desde a Idade Média: a última vez que isso ocorreu foi no dia 4 de março de 1226, calculam especialistas.

Segundo Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos e colunista da GALILEU, os planetas serão os mais brilhantes no céu do início da noite, a oeste. "O ápice [do fenômeno] ocorre no dia 21, com uma conjunção sem precedentes na história recente", escreveu Rojas em sua coluna mais recente. "Ao telescópio, será possível apreciar os dois planetas e seus muitos satélites no mesmo campo da ocular. Uma visão memorável que não deve ser perdida."

A conjunção planetária poderá ser vista em todo o mundo, mas aqueles que vivem próximos à Linha do Equador terão uma melhor visão da aproximação. Com o céu limpo e o equipamento adequado — vale usar telescópio ou binóculo —, também será possível vislumbrar algumas das luas de Júpiter ou até mesmo o cinturão de anéis de Saturno.

Para acompanhar o alinhamento com todos os detalhes, pesquisadores cearenses farão uma transmissão ao vivo do evento nesta segunda-feira, entre às 18h e às 19h, com direito a explicações de comentários de Ednardo Rodrigues, professor de astronomia no curso básico da Seara da Ciência, órgão de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará (UFC). A live, que poderá ser acompanhada no YouTube, é uma iniciativa em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Planetário Rubens de Azevedo. (*) Galileu

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário