Cícero Lucena, do Progressistas, é eleito prefeito de João Pessoa

Cícero Lucena (Progressistas) obteve 53,16% e Nilvan Ferreira (MDB) 46,84% dos votos válidos. 

Foto: Reprodução / TV Cabo Branco. 
Cícero Lucena, do Progressistas, foi eleito prefeito de João Pessoa, neste domingo (29), para os próximos quatro anos de mandato. Com 100% das urnas apuradas, Cícero obteve 185.055 votos, o que corresponde a 53,16% dos votos válidos. O outro candidato do 2º turno, Nilvan Ferreira (MDB) obteve 163.030 votos (46,84%).

Do total, 15.164 foram votos brancos (3,79%), 37.103 nulos (9,27%) e houve 121.917 abstenções (23,34%).

Em entrevista coletiva após o resultado das eleições, o prefeito eleito Cícero Lucena destacou que pretende fazer uma gestão com responsabilidade e iniciar a transição a partir de terça-feira (1º).

"O eleitor de João Pessoa fez a opção pela segurança, pela experiência, pelo compromisso de cuidar dessa cidade nesse momento de crise. E mais do que da crise, também projetar essa cidade para um milhão de habitantes, com qualidade de vida, com justiça social e com compromisso da gestão ser responsável. A partir de terça-feira faremos a instalação da comissão de transição, esperamos que o prefeito possa fornecer também, da parte da prefeitura, sua equipe, para que juntos possamos construir essa transição que precisa ser rápida e eficiente, porque teremos praticamente 30 dias para tomar posse", afirmou Cícero Lucena.

Biografia de Cícero Lucena

Cícero Lucena nasceu em São José de Piranhas, na Paraíba, e tem 63 anos de idade. Empresário da construção civil, Cícero é casado, tem três filhos e cinco netos.

Iniciou sua vida política em 1990, quando foi eleito vice-governador da Paraíba, assumindo o cargo de governador por nove meses, em 1994, quando o então governador Ronaldo Cunha Lima renunciou para concorrer ao Senado Federal nas eleições daquele ano. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2000. Foi também senador entre 2007 e 2015.

Em 2012, perdeu a disputa para a Prefeitura de João Pessoa, sendo derrotado no 2º turno para o atual prefeito Luciano Cartaxo, que está encerrando o seu segundo mandato este ano. Em 1º de janeiro de 2021, Cícero vai iniciar o seu terceiro mandato como prefeito pessoense.

Ao longo da vida política, passou por três partidos: PMDB, PSDB e agora Progressistas.

Campanha de Cícero Lucena

Para a campanha de 2020, Cícero fez alianças com outros sete partidos, formando a coligação Pra Cuidar de João Pessoa. Entre eles, estava o Cidadania - partido que indicou o vice na chapa, o vereador Léo Bezerra. O prefeito eleito teve o apoio do governador João Azevêdo (Cidadania).

No primeiro turno, eram 14 os candidatos. Cícero ficou em primeiro lugar e conquistou 75.610 votos, o que representou 20,72% dos votos válidos. Nilvan obteve 60.615 votos, o que representou 16,61% dos votos válidos.

Durante todo o 2º turno, as pesquisas do Ibope encomendadas pela TV Cabo Branco já indicavam a vitória de Cícero Lucena. Na primeira pesquisa, Cícero aparecia com 55% e Nilvan com 45% dos votos válidos. Na segunda pesquisa, Cícero aparecia com 58% e Nilvan com 42% dos votos válidos.

Principais propostas

Cícero Lucena dividiu suas propostas de governo em 11 eixos, que tratam de áreas como saúde, educação, respeito ao usuário do transporte público, segurança, transparência, turismo e cultura, sustentabilidade, habitação, direitos humanos, inovação e assistência social.

Em seu plano de governo, ele deixa claro que os eixos devem ser pensados como transversais, com ações circulando entre os diferentes eixos. Ampliação da rede hospitalar, alfabetização, melhoria da frota de ônibus e criação de festivais de cultura são alguns dos temas abordados. (*) G1 PB


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário