Cultura: ALPB aprova comenda ‘Centenário Jackson do Pandeiro’ para homenagear artistas paraibanos

A propositura é do deputado Tovar Correia Lima (PSDB).  
A Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta quarta-feira (6) o projeto de Resolução (131/2019) de autoria do deputado Tovar Correia Lima (PSDB) que institui a Comenda ‘Centenário Jackson do Pandeiro’, que será concedida a artistas paraibanos. A matéria é subscrita por Bosco Carneiro (PPS) e Adriano Galdino (PSB).

A comenda surge em reconhecimento ao cantor, instrumentista e compositor paraibano, Jackson do Pandeiro. A proposição irá homenagear cem artistas paraibanos, que ainda serão selecionados, mas, entre eles estão: Seu Pereira, Escurinho, Zé Ramalho, Catia de França, Geraldo Vandré, Chico Limeira, Eduarda Brasil, Jessier Quirino e outros.

“No centenário do grande artista Jackson do Pandeiro proponho, como forma de homenagem, reconhecer a importância dos artistas paraibanos concedendo cem medalhas àqueles que se destacam e ajudam a fomentar a cultura paraibana”, destacou o deputado.

Jackson do Pandeiro – José Gomes Filho, popularmente conhecido como Jackson do Pandeiro, nasceu em Alagoa Grande, no Brejo paraibano, em 31 de agosto de 1919. Filho do oleiro José Gomes e da cantora pernambucana Glória Maria da Conceição.  É considerado um dos maiores ritmistas da história do Brasil. Em 54 anos de carreira, o Rei do Ritmo popularizou canções nordestinas como Sebastiana, A ordem é samba, Chiclete com Banana, Forró em Campina e Sete Meninas.

Ascom / TCL

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário