Boqueira": Conselho de enfermagem da PB repudia música de Gil Mendes e Naiara Azevedo

Gil Mende e Naiara Azevedo. Foto: Bem Sertanejo. 
O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) emitiu nesta segunda-feira (21) uma nota de repúdio contra o conteúdo da música ‘Boqueira’, interpretadas pela cantora Gil Mendes, com a participação de Naiara Azevedo.

A música fala de um relacionamento que não deu certo e deseja que o homem pegue uma “boqueira” e que a “rapariga não seja enfermeira”. Para o Coren, a canção se utiliza da palavra enfermeira associando a profissão a uma imagem pejorativa.

Ainda segundo a nota do Coren, a letra da música reduz o trabalho realizado pelas profissionais de enfermagem, incitando o preconceito contra as enfermeiras que exercem o papel fundamental do cuidar humano nas instituições de saúde.

“Não se pode admitir que, sob o manto da liberdade de expressão, as pessoas se utilizem desse tipo de manifestação de pensamento que ofende publicamente uma coletividade de mulheres Enfermeiras, reforçando uma cultura machista e misógina perpetrada no Brasil por muitos anos”, conclui a nota do Coren.



Ver essa foto no Instagram

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN-PB), manifesta seu profundo repúdio ao conteúdo da música cantada por Gil Mendes e Naiara Azevedo, de nome "Boqueira", veiculada na internet e nas rádios de todo o Brasil. Eles se utilizaram da palavra enfermeira associando a profissão a uma imagem pejorativa. A letra da música reduz o trabalho realizado pelas profissionais de enfermagem, incitando o preconceito contra as enfermeiras que exercem o papel fundamental do cuidar humano nas instituições de saúde. Não se pode admitir que, sob o manto da liberdade de expressão, as pessoas se utilizem desse tipo de manifestação de pensamento que ofende publicamente uma coletividade de mulheres Enfermeiras, reforçando uma cultura machista e misógina perpetrada no Brasil por muitos anos.
Uma publicação compartilhada por Coren-PB (@corenpb) em


Gil Mendes
A cantora Gil Mendes, uma das compositoras e intérpretes da música, foi duramente criticada nas redes sociais. Em tom de desabafo, ela publicou diversos stories em sua conta no Instagram, no qual pede desculpa aos profissionais de enfermagem.

“Ouçam a canção, entendam a canção. Eu falo exatamente ao contrário do que estão dizendo. Eu sei a importância que vocês têm. Eu tenho muitos amigos enfermeiros, eu prestei vestibular para enfermagem, eu jamais seria burra o suficiente para fazer algo que no meu ponto de vista estivesse denegrindo as mulheres e enfermeiros”, comentou.

Créditos:  ClickPb
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário