Outubro Rosa: Amigos do Peito e Mulheres de Negócios lançam ações da campanha “Eu carrego a esperança no peito”

A Associação Fórum das Mulheres de Negócios e a ONG Amigos do Peito lançaram, nesta segunda-feira (23), em João Pessoa, a campanha “Eu carrego a esperança no peito”, que tem o objetivo de chamar atenção para o câncer de mama e da necessidade de fazer o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura. A ação conta com o apoio do Ministério Público Federal e do Estadual e do Instituto Amor em Mechas.

Entre as ações que serão desenvolvidas estão a divulgação dos serviços de realização de mamografias, sensibilização dos médicos para requisitar os exames de rastreamento da doença, verificação da qualidade das imagens e laudos dos serviços e a averiguação do cumprimento do compromisso de acompanhar mulheres com lesões suspeitas

Durante o mês de outubro, será realizada a venda de camisas da campanha, distribuição de material educativo, palestras e realização de uma caminhada em João Pessoa. O recurso arrecada será utilizado no Projeto Chance, ação desenvolvida pela ONG Amigos do Peito, que custeia biópsias mamárias para mulheres carentes com suspeita de câncer. Através de doações e aquisições de produtos do projeto, arrecadam-se fundos para oferecer assistência a essas mulheres, oferecendo melhores prognóstico de sobrevida a elas.

As entidades envolvidas farão a coleta de cabelos para o Projeto Amor em Mechas. Esse material é transformado em perucas e doado a mulheres que lutam contra o câncer.

Presenças – O evento contou com a participação da presidente da Associação Fórum de Mulheres de Negócios da Paraíba, Melca Farias; do procurador de Justiça, Valberto Lira, que é coordenador dos núcleos de Políticas Públicas e de Gênero do MPPB; da promotora de Justiça da Saúde de João Pessoa, Jovana Tabosa; da promotora de Justiça da Mulher, na Capital, Rosane Araújo; do procurador da República (MPF), Guilherme Ferraz; das presidente e vice-presidente da ONG Amigos do Peito, Joana Barros e Eulina Ramalho; da presidente da Associação Médica da Paraíba, Débora Cavalcanti; e da presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia/Regional Paraíba, Jeane Nogueira.

Dados - O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 880 novos casos da doença, somente este ano, entre paraibanas. Todos os meses, 73 mulheres descobrem que têm câncer de mama na Paraíba. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB) revelam um aumento de 20% no número de óbitos por câncer de mama, entre 2017 e 2018, na Paraíba. De acordo com a ONG Amigos do Peito, em 2017, apenas 21% das mulheres na faixa etária dos 50 a 70 anos de idade fizeram mamografia, na Paraíba. Um percentual bem aquém do recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 70%.

Fórum – O Fórum das Mulheres de Negócio é uma associação sem fins lucrativos, de caráter empreendedor e sustentável, com sede na Paraíba. Possui a finalidade de unir e reunir mulheres empresárias, empreendedoras e profissionais liberais, para agregar valor aos negócios, ao meio-ambiente e à sociedade, além de fomentar o empreendedorismo de forma sustentável.

Assessoria

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário