Morre aos 80 anos a atriz e escritora guarabirense Neide Polari

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano lamentou em nota o falecimento da artista.
Morreu aos 80 anos de idade, neste sábado (25), a atriz de teatro e escritora guarabirense, Neide Polari.

Ela foi durante muito tempo secretária de gabinete dos agentes políticos Zenóbio e Léa Toscano, quando deputados, na Assembleia Legislativa da Paraíba.

No último Festival Primavera do Teatro em Guarabira, promovido pela prefeitura em setembro de 2017, Neide foi a grande homenageada, e recebeu naquela ocasião o troféu ‘Pavão Misterioso’, devido aos seus relevantes serviços prestado a Cultura guarabirense e do Estado. E por ter papel fundamental na pesquisa de registro da história do teatro em Guarabira, quando escreveu o livro ‘Teatro de Guarabira 70 Anos de História’.

Além das suas inúmeras participações em peças teatrais de sucesso como “Alamoa”, “A Casa de Bernarda Alba” e “A Saga de Zé Miguel”, por exemplo.

A informação do falecimento da atriz foi dada via redes sociais pelo atual secretário de Cultura e Turismo de Guarabira; o teatrólogo Tarcício Pereira; amigo e compadre de Neide Polari



Em nota, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, lamentou o falecimento da artista guarabirense. 

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano de Oliveira, em nome de toda a população guarabirense vem manifestar profundos votos de pesar pelo falecimento de Neide Polari Souto, escritora e atriz nascida em Guarabira no ano de 1938, que nos deixou na manhã deste sábado, 26 de maio.

A guarabirense Neide Polari era um importante nome deste município, de família tradicional na cidade e uma grande incentivadora dos movimentos culturais aqui realizados, notadamente na área do Teatro, setor artístico onde se destacou como atriz e escritora.

Neide é autora do livro “Teatro de Guarabira, 70 Anos de História”, em que resgata um período de grande efervescência nas artes cênicas da cidade, onde ela mesma teve intensa participação e contribuiu para a formação de uma geração de artistas.

Ela deixou Guarabira no início da década de 1950 para ir residir no Rio de Janeiro, onde passou 20 anos de sua vida e retornou à Paraíba em 1982, fixando-se na capital.

Neide prestou assessoria, como secretária, em nosso gabinete na Assembleia Legislativa durante 5 legislaturas, e também como nossa auxiliar na Secretaria de Infraestrutura do Estado, quando ocupamos aquela pasta no governo de Ronaldo Cunha Lima.

Nossos profundos votos de pesar para a família, quando lamentamos a perda de uma grande amiga e conterrânea e, também, uma grande personalidade da nossa cultura. Em setembro de 2017, a Prefeitura de Guarabira prestou-lhe uma grande homenagem, em vida, durante a realização do Primavera do Teatro (Festival de Teatro Nordestino em Guarabira) por sua contribuição às artes cênicas do município.

São os sentimentos de Zenóbio Toscano e família.



Sobre a causa mortis, em contato com Tarcísio, ele nos relatou que Neide sofreu uma queda no último dia 11. Como conseqüência teve febre e embolia pulmonar. Estava internada no Memorial São Francisco e faleceu nas primeiras horas deste sábado.

Segundo Pereira, o velório da atriz guarabirense acontece na Central de Velórios Morada da Paz, em João Pessoa, a partir das 13 horas. O sepultamento será amanhã [domingo], dia 26, às 10 horas, no Cemitério da Boa Sentença também na capital do estado. A encomendação do corpo será as 08h15min. 





@RedaçãoPlugados
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário