Abertura do II FIAN é marcada por homenagens, presenças de vários artistas e de grande público

O Centro de Documentação Cel. João Pimentel – CEDOC em Guarabira se tornou, na noite desta quarta-feira (22), o palco das cores e das formas com a abertura do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que entra em sua segunda edição atraindo os olhos do Brasil e do mundo com a exposição de 174 obras pertencentes a 115 pintores de 13 países durante 40 dias.

O prefeito Zenóbio, o vice Marcus Diogo, a primeira-dama Léa, representantes da Administração Municipal e os vereadores Elias Filho e Renato Toscano estiveram presentes, tal como a deputada Camila Toscano, a prefeita de Belém Renata Christinne e o seu esposo; o ex-prefeito Roberto, os artistas plásticos Clóvis Júnior, Alexandre Filho, Luis Tananduba, além da representante da Bienal Naif do Brasil na cidade de Piracicaba-SP Margarete Regina.

Tendo como atrações musicais o cantor Artur Neto, Tinho Santos e Messias do Acordeon & Meninos do CRAS, a solenidade de abertura ficou marcada pela presença do público e dos artistas que vieram de diversos estados do país para prestigiar a vernissage com suas respectivas obras que integram a mostra. Vale destacar a apresentação da artista Shila Joaquina, bem como o discurso do prefeito Zenóbio que, de forma incisiva, afirmou que valeu a pena se tornar prefeito de Guarabira pra poder tornar real este evento, escrevendo assim mais um capítulo na história cultural do município. Na noite anterior (21), o chefe do executivo recebeu os artistas ao chegarem na cidade e, após o jantar de recepção, ciceroneou-os pelo Casarão da Cultura.

As homenagens também deram o tom da solenidade. O baiano Waldomiro de Deus, um dos maiores expoentes dessa estética da pintura, foi o homenageado especial, além de Josenildo Suassuna (In Memoriam) representado por seu filho Kauê Rocha. Finalmente, como convidada especial, a museóloga Jacqueline Finkelstein, diretora do Museu Internacional de Arte Naif, sediado no Rio de Janeiro, foi homenageada por seus serviços prestados à promoção e difusão de vários artistas naifs no Brasil e exterior. Os três foram agraciados com o Troféu Pavão Misterioso. Também foram premiados com o Pavão dois trabalhos de aquisição e um de revelação.

O II FIAN conta com uma curadoria formada por três importantes conhecedores da arte do Brasil: Robson Xavier, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte; Eudes Rocha, que também integra a Associação Brasileira de Críticos de Arte; e Augusto Luitgards, PHD em História da Arte pela PUC.

Pessoas interessadas em agendar visitas poderão entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo, pessoalmente ou pelo seguinte endereço eletrônico: secultgba@gmail.com. O FIAN é uma realização da Prefeitura Municipal de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Ateliê Adriano Dias.





  










Codecom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário