Vereador Tiago sugere à Secretaria de Meio Ambiente a criação do Comitê de Bacia do Rio Guarabira

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11), a Câmara Municipal de Guarabira aprovou requerimento de autoria do vereador Tiago do Mutirão (PSDB), que solicita da Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Saneamento a instituição do Comitê de Bacia do Rio Guarabira.

Na sua justificativa, o vereador sustenta a necessidade da criação do instrumento proposto, objetivando estudo e acompanhamento da qualidade água que chega às torneiras e que é consumida pela população.

“No que tange o interesse e argumentação no sentido de nossa cidade instituir o Comitê de Bacia do Rio Guarabira, se dá pela necessidade de despoluição do líquido indispensável à humanidade, água, podendo promover estudos compartilhados, com intuito de aproveitamento para consumo e outros. Como também, se faz necessário entender que essa necessidade se apresenta, uma vez que mesmo não tendo o devido estudo e talvez medidas necessárias não sejam tomadas, essas águas acabam chegando às nossas torneiras, sendo que mesmo tendo o tratamento dado pela CAGEPA, ainda há poluentes, bem como muitos guarabirenses não dispõem de condições financeiras para manter-se consumindo a chamada água mineral”, destacou Tiago.

O vereador ainda argumentou que o Comitê deverá contar com representantes tanto de Guarabira quanto da Cidade de Pilõezinhos, onde nasce o citado rio. Ainda devem integrar o Comitê sociedade civil organizada e técnicos da UEPB.

“É inegável que nosso rio atravessa dificuldades há vários anos, nunca sendo promovido um estudo mais aprofundado e/ou ação mais eficaz para salvar importante e valoroso elemento natural”, disse o parlamentar.

Com a sua aprovação, o requerimento segue agora apara o gabinete do secretário Alcides Camilo, que deverá adotar as medidas administrativas afim de atender ou não ao pleito do parlamentar.

Ascom CMG

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário