Vídeo: bola de fogo cruza o céu em praia de Florianópolis

Banhista filma bola de fogo no céu de praia florianopolitana (Foto: Reprodução /Youtube). 
Uma cena digna de ficção científica aconteceu em Florianópolis, em Santa Catarina. Um banhista filmou um objeto caindo do céu em uma praia da cidade no último domingo (24), o que ele mesmo chamou de “bola de fogo no céu”. O objeto aparece por alguns segundos no horizonte e some. Nos comentários do vídeo, pessoas especularam sobre o seria este objeto, discutindo possibilidades de ser desde um avião em chamas ou até mesmo um meteoro.

O próprio Corpo de Bombeiros da cidade descartou a possibilidade de um avião. Isso porque não havia relatos de sobrevoo na região, nem de alguém com problemas que pudessem justificar este acontecimento.

Eventos deste tipo são raros de dia, já que, para que as pessoas possam ver o objeto incandescente no céu, é necessária muita luz, já que a tendência é que o Sol ofusque o fenômeno. Contudo, vale perceber que a praia já estava em momento de escurecer, em final de tarde. Assim é possível não só que houvesse um objeto realmente incandescente no céu, ou apenas algo que refletiria o sol um ângulo correto para criar este efeito.

A explicação mais plausível e possível é de que este objeto se trata de um bólido. Trata-se de um meteorito que entrou na atmosfera terrestre, oriundo de rochas espaciais. Esses objetos, em uma escala espacial, se tornam minúsculos, próximos ao tamanho de um carro. Quando encontram a atmosfera da Terra, a uma velocidade muito alta de milhares de quilômetros por hora, viram uma bola de fogo até se deteriorarem completamente.  Este é um efeito facilmente visível à noite, mas quando é possível ver mesmo de dia, os astrônomos chamam de bólido.

Mesmo assim, este é um evento bastante raro de acontecer, cujo registro é ainda mais difícil, pois acontece muito rápido. Apesar de especulações, ainda não houve nenhum órgão especializado para confirmar o que seria.




Canaltech/Youtube
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário