Sonda da NASA 'ouve' ventos em Marte; confira!

Exploração de interiores da Nasa usando investigações sísmicas, geodésia e transporte de calor ( InSight ) lander, que aterrissou em Marte apenas 10 dias atrás, forneceu [nessa sexta-feira, 7] os primeiros "sons" de ventos marcianos no planeta vermelho. 
Sonda InSight Lander detectou primeiros ruídos de ventos marcianos (Foto: NASA / JPL-Catech). 
Os sensores da InSight capturaram um ruído baixo assombroso causado por vibrações do vento, estimando-se que sopram entre 5 a 7 metros por segundo no dia 1 de dezembro, do noroeste ao sudeste. Os ventos eram consistentes com a direção das estrias de diabo de poeira na área de pouso, que eram observadas a partir da órbita.

"Capturar este áudio foi um tratamento não planejado", disse Bruce Banerdt, investigador principal da InSight no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA em Pasadena, Califórnia. "Mas uma das coisas que nossa missão é dedicada é medir o movimento em Marte e, naturalmente, isso inclui o movimento causado pelas ondas sonoras."

Dois sensores muito sensíveis na espaçonave detectaram essas vibrações de vento: um sensor de pressão de ar dentro do módulo de aterrissagem e um sismógrafo sentado no convés do navio, aguardando a implantação pelo braço robótico da InSight. Os dois instrumentos gravaram o ruído do vento de diferentes maneiras. O sensor de pressão de ar, parte do Subsistema Auxiliar de Sensor de Carga Útil (APSS), que irá coletar dados meteorológicos, registrou essas vibrações de ar diretamente. O sismógrafo registrou as vibrações do lander causadas pelo vento que se movia sobre os painéis solares da espaçonave, que têm 2,2 metros de diâmetro e se destacam dos lados da sonda como um par de orelhas gigantes.

Esta é a única fase da missão durante a qual o sismógrafo, chamado de Experimento Sísmico para a Estrutura Interior ( SEIS ), será capaz de detectar as vibrações geradas diretamente pela sonda. Em algumas semanas, ele será colocado na superfície marciana pelo braço robótico da InSight, depois coberto por um escudo abobadado para protegê-lo das mudanças de vento e temperatura. Ainda detectará o movimento do lander, embora canalizado através da superfície marciana. Por enquanto, está gravando dados vibracionais que os cientistas poderão usar para anular o ruído da sonda quando o SEIS estiver na superfície, permitindo que eles detectem melhores marsquakes reais.

Quando terremotos ocorrem na Terra, suas vibrações, que saltam ao redor do nosso planeta, fazem com que ele "toque" de forma similar a como um sino cria som. O InSight vai ver se tremores, ou marsquakes, têm um efeito similar em Marte. O SEIS detectará essas vibrações que nos informarão sobre o interior profundo do Planeta Vermelho. Os cientistas esperam que isso leve a novas informações sobre a formação dos planetas em nosso sistema solar, talvez até do nosso próprio planeta.

O SEIS, fornecido pela Agência Espacial Francesa CNES, inclui dois conjuntos de sismógrafos. Os contribuídos pelos franceses serão usados ​​assim que o SEIS for implantado no convés do módulo. Mas o SEIS também inclui sensores de silício de curto período (SP) desenvolvidos pelo Imperial College London e eletrônicos da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Esses sensores podem funcionar no convés do módulo de aterrissagem e são capazes de detectar vibrações de até 50 hertz, na faixa mais baixa de audição humana.

“O lander InSight age como um ouvido gigante”, disse Tom Pike, membro da equipe de ciências InSight e designer de sensores do Imperial College London. "Os painéis solares nos lados da sonda respondem às flutuações de pressão do vento. É como se a InSight estivesse colocando suas orelhas e ouvindo o vento de Marte batendo nela. Quando olhamos a direção das vibrações da sonda vindas dos painéis solares, ela corresponde a direção do vento esperada em nosso local de pouso. "

Pike comparou o efeito a uma bandeira ao vento. Quando uma bandeira quebra o vento, ela cria oscilações na pressão do ar que o ouvido humano percebe como flapping. Separadamente, o APSS registra mudanças na pressão diretamente do ar magro de Marte.

"Isso é literalmente o que é o som - mudanças na pressão do ar", disse Don Banfield InSight, diretor científico da APSS, da Universidade de Cornell, em Ithaca, Nova York. "Você ouve isso sempre que fala com alguém do outro lado da sala."

Ao contrário das vibrações registradas pelos sensores de curto período, o áudio do APSS é de cerca de 10 hertz, abaixo da faixa de audição humana.

A amostra de áudio bruto do sismógrafo foi liberada inalterada; uma segunda versão foi levantada duas oitavas para ser mais perceptível ao ouvido humano - especialmente quando ouvida através de alto-falantes portáteis ou móveis. A segunda amostra de áudio do APSS foi acelerada por um fator de 100, que mudou em freqüência.

Um som ainda mais claro de Marte ainda está por vir. Em apenas alguns anos, o rover Mars 2020 da NASA está programado para pousar com dois microfones a bordo. O primeiro, fornecido pelo JPL , é incluído especificamente para registrar, pela primeira vez, o som de um pouso em Marte. O segundo faz parte da SuperCam e será capaz de detectar o som do laser do instrumento enquanto ele zappa materiais diferentes. Isso ajudará a identificar esses materiais com base na mudança na frequência do som.

O JPL gerencia o InSight para o Diretório de Missões Científicas da NASA em Washington. O InSight faz parte do Discovery Group da NASA, que é gerenciado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama. A Lockheed Martin Space, em Denver, construiu a espaçonave InSight, incluindo seu estágio de cruzeiro e aterrissagem, e suporta operações de espaçonaves para a missão.

Vários parceiros europeus, incluindo o CNES e o Centro Aeroespacial Alemão, apoiam a missão InSight. O CNES e o Instituto de Física do Globo de Paris forneceram o SEIS, com contribuições significativas do Instituto Max Planck para Pesquisa do Sistema Solar na Alemanha, do Instituto Suíço de Tecnologia na Suíça, do Imperial College e da Universidade de Oxford no Reino Unido, e do JPL. A DLR forneceu o instrumento Heat Flow e Physical Properties Package ( HP 3 ), com contribuições significativas do Centro de Pesquisas Espaciais da Academia Polonesa de Ciências e Astronika na Polônia. O Centro de Astrobiología da Espanha forneceu os sensores de vento.

O Laboratório Nacional Los Alamos, no Novo México, e o Institut de Recherche en Astrophysique et Planétologie, na França, são responsáveis ​​pela entrega do instrumento SuperCam à NASA. O microfone SuperCam é fornecido pelo Institut Supérieur de l'Aéronautique et de l'Espace, uma instituição francesa de ensino superior.

Ouça os ruídos dos ventos marcianos captados pela Insight Lander


NASA.com

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário