Natal! Encontro das famílias – Por padre Cícero Roberto

Encontro das primas Maria e Isabel (Reprodução gráfica) e o padre Cícero Roberto (destaque).
(Montagem: Plugados)
Esses últimos dias que antecedem o Natal do Filho de Deus, devemos refletir sobre o grande amor com que Maria esperou o nascimento do seu Filho, o Messias. Em Maria cumpre-se todas as profecias anunciadas por vários profetas até João Batista. Em Maria Deus nos oferece a Salvação.

O profeta Miqueias 5, 1-4a, anuncia que Deus escolheu uma família humilde, Maria e José, e um lugar pequeno, Belém de Judá, para seu Filho nascer, e assim se cumpra o seu plano de Salvação. Celebrar o Natal é agradecer com suplicas e orações de louvor por tudo o que Deus fez por nós, pelo Sim de Maria.

Lucas 1, 39-45, nos fala do encontro histórico do Anjo com Maria e de Maria com sua prima Isabel, logo após o seu sim a Deus. Isabel, iluminada pelo Espírito Santo proclama Maria de “a Bendita entre as mulheres”, por ser a Mãe do Salvador, o Messias, Jesus Cristo.

Se em João Batista as profecias cessam, em Maria, cumpre-se todas as profecias que Deus fez à Israel. Maria tornou-se Templo do Espírito Santo, a morada de Deus, a nova e eterna Arca da Aliança, morada de Deus. A sua visita a Isabel nos ensina que: acolher Deus no coração é servir o próximo; é levar o amor de Deus aos parentes, aos amigos, é realizar a vontade de Deus na pessoa do próximo.

Estamos próximo de celebrar o maior acontecimento da história da humana, a encarnação do Filho de Deus, oferta de Salvação à todos os povos, línguas, raças e credos. Estamos a celebrar a festa do encontro de Deus com a humanidade, a séculos anunciada e orientada pelos profetas, propondo a conversão, a reconciliação com o próximo, como condição fundamental para acolher Jesus presente no outro. É mais que justo e necessário celebrar o Natal de Jesus com esse espírito de gratidão pela presença de Deus em nosso meio, o invisível que se faz visível em nossa Carne (Prefácio de Natal).

Como você vai celebrar esse Natal? Que a Luz divina ilumine sua família e dissipe as trevas deste mundo presente em vosso meio! Que os santos anjos vos conceda a Paz do Menino Deus paro o vosso lar…

Padre Cícero Roberto de Araújo
Administrador da Área Pastoral Nossa Senhora da Boa Viagem – Distrito de Roma, em Bananeiras.

Pascom Diocesana
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário