Novembro Azul: abertura da campanha 2018 é realizada na Policlínica do bairro Novo, em Guarabira

A abertura da campanha Novembro Azul 2018, em Guarabira, aconteceu na manhã de quinta-feira (1/11) na Policlínica Municipal Dr. Augusto de Almeida, localizada no bairro Novo. A importante ação, que tem o objetivo de orientar e prevenir as pessoas do sexo masculino contra o câncer de próstata, foi promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarabira, por meio da coordenação da MAC – Média e Alta Complexidade e direção da referida policlínica. Em parceria com a Secretaria da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente, Laboratório da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Novo e coordenação do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), respetivamente.

Dezenas de homens participaram do evento, o qual contou com serviços de testes de glicemia, verificação da pressão arterial, corte de cabelo e manicure. Além do teste de PSA e o exame de toque que descobre, de forma precoce, um possível câncer de próstata; serviço que foi efetuado pelo médico-urologista, Dr. Rafael Arruda.

Antes, o secretário de Saúde Wellington Oliveira, ao lado coordenadora da MAC Daisy Campos e da diretora da policlínica, Nalva Avelino, abriu o evento, agradecendo a presença maciça de homens, que o fez perceber a preocupação cada vez maior dos mesmos com a própria saúde. Daisy Campos também fez uso da fala. E, por último, o Dr. Rafael que ministrou uma palestra sobre prevenção contra o câncer de próstata.

Além das presenças do secretário Wellington Oliveira, da diretora Nalva Avelino e da coordenadora do MAC Daisy Campos; também prestigiaram abertura da campanha Novembro Azul, a coordenadora de Atenção Básica em Saúde Fernanda Macedo, o secretário de Assistência Social Elias Asfora, a coordenadora da Policlínica do Nordeste Vera Grangeiro e a coordenadora do SAD Isis Emanuelle e a sua equipe.

Durante a ação a organização do evento realizou sorteio de brindes com o público masculino presente.

A campanha continua durante todo o mês de novembro, nas UBS’s e em  outros centros de saúde do município, obedecendo um respectivo cronograma estipulado pela SMS.

Novembro Azul – é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens no país. Estima-se que ao ser diagnosticado no início, 9 entre 10 homens tenham êxito no tratamento.

Codecom
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário