Nesta quarta | Fotógrafo Guy Joseph abre exposição comemorativa no Casarão da Cultura, em Guarabira

Um dos mais importantes nomes da fotografia paraibana, o fotógrafo e artista plástico Guy Joseph chega a Guarabira nesta quarta-feira (14) com a sua exposição “Instante 70”, uma instalação que reúne 30 obras selecionadas pelo artista e que ficará à disposição do público na galeria do Casarão da Cultura.

A exposição será aberta às 19h e poderá ser visitada de segunda a sábado, no horário de funcionamento do Casarão. “Trata-se de 30 obras escolhidas, para Guarabira, num universo de 100 fotografias que fazem parte do projeto de comemoração dos meus 70 anos”, disse o artista, justificando o nome da exposição como “Instante 70”, a qual já foi lançada na capital e estará circulando por outros municípios da Paraíba, começando exatamente por Guarabira.

Além dos trabalhos fotográficos, estará sendo lançado um livro com a retrospectiva de vários trabalhos fotográficos do artista, desde a década de 80 até os dias atuais. “Foi um doloroso trabalho de seleção, pois tenho mais de 2 mil fotos e escolhi as que considero mais representativas para esse projeto”, disse Guy. O livro “Instante 7 – Retrospectiva dos 70 Anos do Artista”, recebeu tratamento gráfico do poeta e editor Juca Pontes.

As fotos foram impressas em processo digital conhecido como “Fine Art”, que assegura a fidelidade das reproduções com qualidade museológica. O fotógrafo Guy Joseph é pioneiro, na Paraíba, na utilização dessa tecnológica.

O evento desta quarta-feira (14) é uma promoção da Prefeitura Municipal de Guarabira por intermédio da Secretaria de Cultura e Esporte (Secult), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, dentro do projeto “A UFPB em Seu Município”. Sobre o autor – Guy Joseph iniciou sua carreira aos 22 anos, quando foi residir no Rio de Janeiro e teve como primeiras inspirações a cidade maravilhosa. Quando voltou para João Pessoa, fez parte de vários projetos, ganhando vários prêmios.

Em 1981, foi o vencedor do concurso de escolha da logomarca da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Em 1999, ganhou mais um concurso público, desta vez, para a logomarca do projeto carnavalesco Folia de Rua, que permanece até hoje. Em 2006, publicou o livro “Terra da Gente da Paraíba”, com fotografias de lugares até então pouco conhecidos da Paraíba.

Durante três anos de expedição para a elaboração do livro, Guy Joseph fotografou cerca de 150 municípios do Estado. O livro com as principais belezas da Paraíba chegou a mais de 15 países. No ano 2011, lançou o seu segundo livro. Dessa vez, dedicado à cidade de Bananeiras, onde morou por cinco anos. O livro “Bananeiras – Recortes”, produzido com fotos dos lugares mais representativos da cidade.

SERVIÇO: Exposição Instante 70
Expositor: Guy Joseph
Abertura: 14 de Novembro (quarta-feira)
Hora: 19h Local: Casarão da Cultura Entrada gratuita para todas as idades.

Secult/Codecom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário