Guarabira é destaque em website da revista “Turismo Em Foco” por potencial Naif



O município de Guarabira está entre os destaques de capa do website da revista Turismo Em Foco, nesta semana. O noticioso que divulga eventos culturais e turísticos do Brasil e do mundo escreveu sobre o potencial da arte em pintura Naif, na terra de todos os guarabirenses, ressaltando o objetivo da gestão atual de transformar a cidade em um núcleo da supracitada arte; sendo o lugar celeiro rico de distintos artistas plásticos neste gênero ingênuo, mas encantador, de expressão de cores.

Eventos como o I FIAN (Festival Internacional de Arte Naif de Guarabira) e a iniciativa de, em parceria com os pintores locais, de embelezar cantos públicos de Naif, tem chamado a atenção da opinião nacional e internacional, que miram os olhos, de forma positiva, para uma cidade brasileiro-nordestina, do interior do estado da Paraíba.

Turismo Em Foco entrevistou o atual secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, Tarcísio Pereira, o qual explicou que o projeto,  [motivado pelo prefeito Zenóbio Toscano], ainda abrange a participação de grafiteiros locais e convidados, “como uma forma de estimular a criatividade e deixar a cidade mais alegre e colorida, refletindo seus costumes, sua história, sua gente e seu patrimônio arquitetônico.”

Veja a íntegra da matéria, escrita e assinada pelo jornalista Fábio Cardoso, em Turismo Em Foco.


Guarabira quer se tornar núcleo de arte Naif


A Prefeitura de Guarabira, por intermédio da sua Secretaria de Cultura e Turismo, na região do Brejo da Paraíba, está desenvolvendo um projeto cultural que pretende consolidar a cidade como núcleo de arte Naif, tanto pelo 1º Festival Internacional de Arte Naif, como pela presença de importantes artistas locais com destaque nesse gênero.

A afirmação é do secretário de Cultura, Tarcísio Pereira, que explicou que o projeto ainda abrange a participação de grafiteiros locais e convidados, “como uma forma de estimular a criatividade e deixar a cidade mais alegre e colorida, refletindo seus costumes, sua história, sua gente e seu patrimônio arquitetônico.”

O projeto cultural teve início com a pintura dos becos de Guarabira, fruto do 1º Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que aconteceu em maio deste ano com grande repercussão. Tarcísio Pereira disse que o festival, pioneiro no Nordeste e um dos poucos do Brasil nesse gênero de pintura, teve a participação de artistas de vários países, que enviaram suas obras e outros que estiveram pessoalmente no evento.

“O resultado do Fian foi tão positivo, que esse festival já está programado para entrar no calendário de eventos culturais da cidade. Como resultado, outras ações relacionadas à pintura Naif estão sendo projetadas e executadas no município, como agora acontece com a pintura de becos e outros logradouros públicos”, apontou o secretário. *Fábio Cardoso / Turismo Em Foco


@RedaçãoPlugados

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário