Cuba deixa Mais Médicos e Bolsonaro diz: 'cubano que quiser pedir asilo aqui, vai ter'

Presidente eleito criticou nesta quarta (14) decisão do governo cubano de deixar o programa Mais Médicos. Segundo ele, Cuba não aceitou condições impostas, como exigência de Revalida. 
Em coletiva, Bolsonaro fala sobre indicação ao Itamaraty e Mais Médicos (Foto: G1). 
O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (14), em uma entrevista coletiva concedida no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que, assim que ele assumir a Presidência, todo cubano que quiser pedir asilo ao governo brasileiro vai obter.

Bolsonaro, entretanto, afirmou que não convidará os cubanos que participam atualmente do programa Mais Médicos a permanecerem no Brasil, pois, na visão dele, as atuais condições a que se submetem esses profissionais representam "trabalho escravo". Ele deu a declaração em meio ao anúncio do futuro ministro das Relações Exteriores, o diplomata de carreira Ernesto Araújo.

"Temos que dar o asilo às pessoas que queiram. Não podemos continuar ameaçando como foram ameaçadas no governo passado. [...] Se eu for presidente, o cubano que quiser pedir asilo aqui, vai ter" (Bolsonaro)
Na mesma entrevista de anúncio do futuro chanceler brasileiro, o presidente eleito voltou a criticar a decisão do governo de Cuba de deixar o programa Mais Médicos, criado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, a decisão foi unilateral por parte do governo cubano.

Mais cedo, pelo Twitter, Bolsonaro disse que o governo de Cuba não aceitou as condições estabelecidas por ele para manter seus profissionais de saúde no programa Mais Médicos.

Ao informar que havia decidido sair do programa Mais Médicos, o governo cubano citou "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras" feitas por Bolsonaro à presença no Brasil dos médicos do país caribenho.

Cuba envia profissionais para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2013, quando Dilma criou o programa para atender regiões carentes do país sem cobertura médica.

Questionado pelos repórteres sobre a saída dos médicos cubanos do Brasil, Bolsonaro destacou que foi contra a implantação do programa Mais Médicos.

"Eu fui contra o Mais Médicos por alguns motivos que agora tornam-se muito mais caros. Primeiro, a questão humanitário e desumana. Deixar esses profissionais afastados de seus familiares. Tem muita senhora desempenhando função de médico e seus filhos estão em Cuba", enfatizou.

O presidente eleito ressaltou ainda que o acordo firmado pelo Brasil com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) prevê que parte do salário dos médicos de Cuba enviados para atuar no Mais Médicos pode ser retida pelo governo cubano.

"Em torno de 70% do salário desses médicos é confiscado pela ditadura cubana", acusou Bolsonaro.

Além disso, ele afirmou na entrevista que o governo brasileiro não tem "qualquer comprovação" de que os profissionais de saúde enviados por Cuba sejam realmente médicos. O futuro presidente disse que havia cobrado que os cubanos se submetessem ao exame de revalidação de diploma de médicos formados no exterior, o Revalida.

"Não temos qualquer comprovação de que eles sejam realmente médicos e estejam aptos a desempenhar a sua função", declarou o presidente.

Ele disse ainda na entrevista que se "esses médicos fossem bons profissionais, estariam ocupando o quadro de médicos nossos que atendia o governo Dilma no passado". "Vocês mesmos, eu duvido quem queira ser atendido pelos cubanos. Se fizer o Revalida, salário integral e puder trazer a família, eu topo continuar com o programa."

G1
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário