O que está circulando é uma enquete e não uma pesquisa. Em muitas ocasiões, como agora, as pessoas se referem às pesquisas como sendo enquetes. Entretanto, a diferença entre os dois significados está no rigor científico da execução das mesmas.
Nas enquetes, há auto-seleção do respondente e, portanto, existe a possibilidade de viés nos resultados, já que o perfil dos respondentes pode não ser representativo do universo. Por exemplo, em sites com perguntas ou redes sociais, as pessoas decidem ou não se querem participar e pode ser que somente pessoas com determinadas características respondam às perguntas. Ela se auto-seleciona para responde-las.
Já em pesquisas por amostragem, como fazemos no IBOPE Inteligência, a seleção dos respondentes é feita por critérios científicos e o perfil dos entrevistados é representativo do universo pesquisado.
Aproveitamos essa oportunidade para informar que em ano eleitoral a realização de enquetes e sondagens sobre as eleições está proibida desde o dia 20 de julho pelo TSE. De acordo com a Resolução TSE nº 23.549/2017, esse tipo de levantamento deve ser punido com o pagamento de multa prevista no parágrafo 3º do artigo 33 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições)
Portanto, é falso qualquer convite ou divulgação de resultado de pesquisa realizada pela internet ou celular atribuída ao IBOPE Inteligência.
Fonte: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/ibope-inteligencia-nao-realiza-pesquisa-eleitoral-pelo-whatsapp-ou-celular/
0 comments:
Postar um comentário