IBOPE Inteligência não realiza pesquisa eleitoral pelo WhatsApp ou celular

O IBOPE Inteligência tomou conhecimento de que mensagens de celular estão sendo disseminadas com um suposto convite para responder uma pesquisa eleitoral para presidente. Esclarecemos que não registramos e tampouco estamos realizando pesquisa de intenção de voto para divulgação pela internet ou muito menos selecionando entrevistados por mensagem de celular.

O que está circulando é uma enquete e não uma pesquisa. Em muitas ocasiões, como agora, as pessoas se referem às pesquisas como sendo enquetes. Entretanto, a diferença entre os dois significados está no rigor científico da execução das mesmas.

Nas enquetes, há auto-seleção do respondente e, portanto, existe a possibilidade de viés nos resultados, já que o perfil dos respondentes pode não ser representativo do universo. Por exemplo, em sites com perguntas ou redes sociais, as pessoas decidem ou não se querem participar e pode ser que somente pessoas com determinadas características respondam às perguntas. Ela se auto-seleciona para responde-las.

Já em pesquisas por amostragem, como fazemos no IBOPE Inteligência, a seleção dos respondentes é feita por critérios científicos e o perfil dos entrevistados é representativo do universo pesquisado.


Aproveitamos essa oportunidade para informar que em ano eleitoral a realização de enquetes e sondagens sobre as eleições está proibida desde o dia 20 de julho pelo TSE. De acordo com a Resolução TSE nº 23.549/2017, esse tipo de levantamento deve ser punido com o pagamento de multa prevista no parágrafo 3º do artigo 33 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições)


Portanto, é falso qualquer convite ou divulgação de resultado de pesquisa realizada pela internet ou celular atribuída ao IBOPE Inteligência.  

Lembramos que nossas pesquisas realizadas para divulgação são registradas no TRE/TSE e que o IBOPE Inteligência é uma instituição privada, que presta serviços para aqueles que contratam suas pesquisas. Por isso, a grande maioria delas são realizadas a pedido de um contratante e não por iniciativa própria. Reiteramos que o IBOPE Inteligência não é órgão divulgador. Os veículos de comunicação divulgam os resultados das pesquisas por interesse jornalístico. Todavia, após divulgada por nossos clientes, os resultados ficam disponíveis em nosso site: www.ibopeinteligencia.com  

Fonte: http://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/ibope-inteligencia-nao-realiza-pesquisa-eleitoral-pelo-whatsapp-ou-celular/
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário