Guarabira: abertura do Outubro Rosa é realizada no Centro de Referência Saúde da Mulher e da Criança

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Guarabira, por meio do Centro de Referência da Saúde da Mulher e da Criança, promoveu na manhã desta segunda-feira (1/10), a abertura da campanha Outubro Rosa 2018 no município. Na ocasião foram realizadas ações em saúde, como verificação de pressão arterial, teste glicemia, sessão de auriculoterapia através do NASF, inscrição de encaminhamento para exame de mama, além de uma palestra ministrada pela coordenadora de atenção básica em saúde Fernanda Macedo, que abordou acerca da importância do diagnóstico precoce e da prevenção do Câncer de Mama.

O evento que marca o inicio das atividades do Outubro Rosa em todas as unidades de saúde do municio, contou com uma participação de dezenas de mulheres, que tomou toda a ala principal da repartição. Bem como de colaboradores da SMS e autoridades convidadas; entre estas o vice-prefeito Marcus Diogo, o secretário de Saúde Wellington Oliveira, os vereadores Neide de Teotônio (Presidente da Câmara Municipal), Marcos de Enoque e Jáder Filho.

Ainda, se fizeram presentes, representando a Secretaria de Educação, as coordenadoras Gracina Pontes (Pedagógica), Cláudia Pontes (Educação Inclusiva) e Suênia Samyra (Brasil Alfabetizado). Além de mulheres que representam a Associação Mãos Que Ajudam; entidade que apoia pessoas do sexo feminino acometidas de câncer, no município. O cerimonial foi comandado pela radialista Patrícia Souza.

Antes de se iniciar a palestra dirimida por Fernanda Macedo, fizeram o uso da palavra o secretário Wellington Oliveira, a coordenadora do CRSMC Lane Silva, a vereadora Neide de Teotônio, o vice-prefeito Marcus Diôgo, a jornalista Jaciara Almeida (Mãos Que Ajudam) – os quais deram os votos de boas-vindas a todas a mulheres presentes no evento, ao tempo em que, enviaram as suas mensagens de orientação e de prevenção no que se refere ao câncer de mama.

Vale destacar o depoimento emocionante da senhora Edna, a qual é paciente daquele importante centro de referência em saúde feminina e infantil, que também fez uso da palavra e relatou acerca de como conseguiu vencer o câncer.  Veja mais fotos

Outubro Rosa - é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A campanha acontece durante um mês, sendo de 1 a 31 de outubro.

Codecom
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário