Final feliz: mergulhadores retiram 12 meninos e treinador de caverna na Tailândia

Tailandeses comemoram resgate (Foto: Metro). 
Todos os 12 meninos e seu treinador de futebol que ficaram presos por mais de duas semanas dentro de uma caverna inundada na Tailândia foram resgatados, informou a Marinha tailandesa nesta terça-feira, em um final feliz para uma perigosa operação de resgate acompanhada com atenção no mundo todo.

“Não temos certeza se isso é um milagre, ciência, ou o que é. Todos os treze Javalis Selvagens estão agora fora da caverna”, disse a unidade de elite da Marinha tailandesa em sua página oficial no Facebook.

O jogadores do time de futebol “Javalis Selvagens”, com idades entre 11 e 16 anos, e seu treinador de 25 anos ficaram presos em 23 de junho enquanto exploravam o complexo de cavernas na província de Chiang Rai, no norte do país, depois de um treino. Eles foram surpreendidos por uma chuva que inundou os túneis do local.

Mergulhadores britânicos encontraram os 13, famintos e amontoados na escuridão em um banco de lama em uma câmara parcialmente inundada a vários quilômetros da entrada do complexo, na segunda-feira da semana passada.

Depois de uma avaliação de vários dias sobre como tirar os 13, uma operação de resgate foi iniciada no domingo, quando quatro dos meninos foram resgatados amarrados a mergulhadores.

Outros quatro foram resgatados na segunda-feira, e os quatro últimos meninos e o técnico foram retirados nesta terça-feira.

As comemorações pelo resgate serão marcadas, no entanto, pela tristeza da perda de um ex-mergulhador da Marinha tailandesa que morreu na sexta-feira durante uma missão de reabastecimento dentro da caverna em apoio à operação de resgate.

Os cinco últimos foram retirados da caverna em macas um por um ao longo desta terça-feira e levados de helicóptero para o hospital.

Três membros da unidade de elite da Marinha e um médico do Exército, que ficou com os meninos desde que foram encontrados, foram as últimas pessoas a sair da caverna, de acordo com a Marinha.

As autoridades tailandesas não divulgaram detalhes sobre a missão de resgate durante seu andamento, de forma que informações sobre o último dia do salvamento e sobre as condições dos últimos cinco a serem salvos não estavam disponíveis de imediato

Os oito garotos que saíram no domingo e na segunda-feira estavam bem de saúde, e alguns pediram pão de chocolate no café da manhã, disseram autoridades. Dois dos meninos estão com suspeita de infecção pulmonar, mas os quatro meninos do primeiro grupo resgatado estavam todos andando no hospital.

Voluntários de lugares tão distantes quanto a Austrália e os Estados Unidos ajudaram nos esforços de resgate dos meninos. Militares dos EUA também ajudaram.

As autoridades não revelaram a identidade dos meninos enquanto eram eles levados para fora da caverna. Os pais dos quatro meninos resgatados no domingo foram autorizados a vê-los através de uma janela de vidro no hospital, disseram autoridades de saúde pública nesta terça-feira, mas eles ficarão em quarentena por enquanto.

As autoridades disseram que os meninos resgatados não foram identificados por respeito às famílias cujos filhos ainda estavam presos no interior da caverna.

Os meninos ainda estavam sendo colocados em quarentena até mesmo de seus pais devido ao risco de infecção, e provavelmente serão mantidos no hospital por uma semana para exames.

Da redação com Reuters
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário