Grupo ‘Mães Azuis’ fixam placas de atendimento prioritário aos autistas no comércio, em Guarabira

O grupo ‘Mães Azuis’, formado por mães de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA) e de voluntários que abraçaram a causa, em Guarabira – realizou nessa terça-feira, 17, em estabelecimentos comerciais da cidade, a fixação de placas que, por lei, determina o atendimento prioritário aos autistas em repartições públicas e privadas.

De acordo com a ‘mãe azul’ voluntária, Ercília Lira, as placas foram doadas pelo deputado Bruno Cunha Lima, mais um defensor da causa na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, o qual é o autor da Lei 11.090 de 16/03/2018, que determina a inserção do símbolo do autismo nas placas que sinalizam atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados, em todo estado da Paraíba. Outros parlamentares também defendem a causa do autista na ALPB, a exemplo dos deputados Camila Toscano e Raniery Paulino que, simultaneamente, representam o Brejo e Agreste paraibano, na Casa de Epitácio Pessoa.


Acadêmico Vinícius José (autista). 
Ainda, segundo a voluntária, os comerciantes foram bastante receptivos com as mães azuis. Um jovem autista, de nome Vinícius José de Souza Matias; exemplo de superação, por ser um estudante universitário e acadêmico em Sistemas para Internet, com 560 pontos apenas na redação do Enem – também fez parte da ação, ao lado da sua mãe.

Vale destacar que a cidade de Guarabira, deve ganhar em breve, um serviço de atendimento à pessoa autista, o qual funcionará no CER III (Centro Especializado em Reabilitação Maria Moura de Aquino). Foi o que anunciou, recentemente, o prefeito Zenóbio Toscano, após se reunir com as mães dos autistas guarabirenses e se sensibilizar com as reivindicações das mesmas. Atualmente os filhos delas realizam tratamento na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa.









(Fotos: Divulgação / Ercilia Lira / Whatsapp)

@RedaçãoPlugados

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário