Dra. Améllya Paludo destaca funcionamento de gabinete odontológico em Guarabira na década de 50


Celebrando a história da odontologia nos 500 anos do Brasil, em consonância com a Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS), a odontóloga Améllya Paludo foi em busca de históricos da odontologia em Guarabira, cidade onde a cearense de Quixeramobim, atualmente, coordena a Saúde Bucal através do Centro de Especialidades Odontológicas. Pedindo ‘ajuda aos universitários’, os seus colegas professor Percinaldo Toscano (secretário de Cultura e Turismo) e o engenheiro civil Murilo Filho (secretário de Infraestrutura); Amélia conseguiu subsídios para o seu artigo, sendo fatos e fotos de um gabinete odontológico, que funcionou em Guarabira nos anos 50, durante a gestão do então prefeito Augusto de Almeida; confira

Curiosidades: Gabinete odontológico em Guarabira-PB, na década de 50.

Améllya Paludo (Foto: Reprodução / Facebook)
Em 1955, na administração do prefeito Augusto de Almeida, em Guarabira, foi adquirido um gabinete odontológico para o Posto de puericultura Sorocabana, onde hoje funciona o setor de recursos humanos da prefeitura (anexo). Este posto, através de seus médicos, ofereciam cuidados com a parte clínica, higiênica, psicológica, e odontológica para as crianças na faixa etária de 6 a 10 anos.

O nome Sorocabana faz alusão ao município de Sorocaba-SP, local onde foi fundada a primeira escola pública mista com cursos técnicos, puericultura e obstetrícia.
Na foto podemos observar a cadeira Odontológica da época, onde era realizado o tratamento dentário.

Vale lembrar também que o dentista até meados do século XIX era conhecido como “Barbeiro", pois além de cortar e pentear os cabelos e barbear fazia curativos em vários tipos de machucados e operações cirúrgicas pouco importantes. Por terem adquirido grande habilidade manual, passaram a atuar na boca, fazendo também extrações dentárias.

Fonte: escriptus de Expedito Santos
Fotos: Acervo pessoal de Murilo Martins Ferreira
Colaboradores: Murilo Martins Ferreira Filho e Percinaldo Toscano.
Saiba mais em: http://m.acdbs.com.br/museu/historia-da-odontologia-nos-500-anos-brasil/

Por Améllya Paludo - odontóloga - coordenadora da Saúde Bucal/CEO Guarabira






@RedaçãoPlugados

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário