Simpósio sobre a crise na democracia será realizado no dia 23 em João Pessoa; no Campus I da UFPB

O Simpósio Democracia em Crise acontecerá dia 23 de maio de 2018 (quarta-feira) no Centro de Educação do Campus I da UFPB e contará com duas mesas de debates, apresentação de livro, além de lançamento de página na web. O evento tem inscrição gratuita e se destina a todos aqueles que tenham interesse na temática. A realização do simpósio é da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (RIEV).

A realização do Simpósio Democracia em Crise se justifica no contexto da complexa conjuntura societária da atualidade que traz em seu bojo a crise das democracias que assume contornos diversos, dependendo das circunstâncias em que estão inseridas, tais como fundamentalismos, polarização de ideologias, cerceamento de direitos, violações de direitos fundamentais, restrição de liberdades, crises políticas, crises ética e moral, morte precoce, fome, miséria e aumento da violência em todas as suas nuances. Diante desse cenário, a RIEV apresenta o Simpósio Democracia em Crise com o objetivo de contribuir para o debate sobre os conflitos e as tensões que vêm perpassando as democracias em suas múltiplas interfaces.  

A programação do Simpósio Democracia em Crise terá abertura às 9h com o lançamento do site da RIEV e na sequência, a primeira Mesa Redonda com o tema Democracia em Crise, mediada pela profa. Dra. Edna Brennand (coord. da RIEV na UFPB) e com debates do profº Dr. Delamar Volpato Dutra (coord. da RIEV na Universidade Federal de Santa Catarina); Deputada Estadual Estela Bezerra e; Profa. Dra. Maria Creusa Borges (Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB). 

Às 15h, a segunda Mesa Redonda intitulada Universidade e Violências será mediada pelo discente Aloirmar José da Silva (Gestor Administrativo da RIEV) e debates da Profª Dra. Bernardina Freire (Vice-Reitora da UFPB), Profª Dra. Emília Prestes (Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB) e; Profº Dr. Guilherme Ataíde (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB).

Encerrando a programação, acontecerá o lancamento do livro As origens gregas do Direito Ocidental dos autores Eduardo de Almeida Rufino e Emmanoel de Almeida Rufino e apresentação de profº Dr. Delamar Volpato Dutra (UFSC).

Para participar do evento, o interessado deverá acessar o site http://bit.ly/riev e realizar sua inscrição de forma gratuita. Ao final, os participantes terão direito a um certificado de 10h.

Sobre a RIEV
A RIEV é um projeto conjunto que envolve: Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes – PPGOA/UFPB, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFPB, Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas – PPGCJ/UFPB, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFPB, Comissão de Direitos Humanos da UFPB, Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL/UFSC e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas – PPGICH/UFCS e, na Universidade de Valência, o Instituto Universitario de Creatividad e Innovaciones Educativas (ICIE). A Rede conta com pesquisadores, doutorandos e mestrandos dos programas referidos e vem desenvolvendo, desde 2017, investigações interdisciplinares sobre violências com ênfase nos perpetradores de violações dos direitos humanos, no contexto do regime militar brasileiro. 

Mais Informações sobre a RIEV e sobre o Simpósio Democracia em Crise podem ser obtidas pelos seguintes contatos:

Tales ou Heldomiro (7h30 às 13h)
(83) 3216-7958 / 3209 8212 / 99666 6676
gruporiev@gmail.com

Ascom/Grupo RIEV




Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário