Governo RC decide cobrar 18% de ICMS dos pipeiros da Operação Pipa, e cidades poderão se prejudicar

O governador Ricardo Coutinho (PSB) decidiu cobrar 18% de imposto dos pipeiros que transportam água da Operação Pipa no estado da Paraíba. A operação serve para abastecer as comunidades, incluindo escolas, postos de saúde e presídio que não dispõe de poços para suprir a demanda de água potável.

A notificação foi encaminhada aos pipeiros que deverão recolher o imposto já a partir deste mês de maio. 

O clima de revolta toma conta dos proprietários de carro pipa que ameaçam parar o transporte, e se isso ocorrer muitas pessoas poderão se prejudicar.

No município de Cajazeiras, no Sertão paraibano, por exemplo, a operação paralisada pode prejudicar 12 escolas na zona rural, o presídio Regional e a Delegacia Regional da Polícia Civil já que não dispõem de poço artesiano de boa vazão ou açude na localidade para atender a demanda.

Uma grande assembleia será realizada até a próxima semana com todos os pipeiros para discutir essa situação considerada uma afronta pelo advogado da associação dos pipeiros Sérgio Góis. Ele adianta que a cobrança é ilegal, e diante disso será travada uma grande luta.

Outros governadores como Pernambuco e Rio Grande do Norte foram sensíveis em dispensar essa cobrança, diferente do governador da Paraíba que insiste na cobrança.


Da redação com
Portal CZN
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário