II Encontrão dos Conselhos Tutelares do Brejo paraibano é realizado em Araçagi

A cidade de Araçagi, localizada na região metropolitana de Guarabira, sediou na tarde desta segunda-feira (18), o II Encontrão dos Conselhos Tutelares da região do Brejo paraibano. O evento aconteceu no prédio da Câmara Municipal por volta das 14hs e reuniu dezenas de conselheiros da região.

Na oportunidade, estiveram presentes os Conselheiros de 12 cidades: Alagoinha, Lagoa de Dentro, Sertãozinho, Duas Estradas, Pirpirituba, Cacimba de Dentro, Curral de Cima, Mari, Serra da Raiz, Guarabira, Cuitegi e Araçagi.

Além destes, várias autoridades politicas prestigiaram o encontro. Estiveram por lá, o prefeito da cidade, Didi Braz, o vice-prefeito Melquizedeck, o secretário de Administração Sérgio Pereira, os vereadores Jandilson Figueredo e Willian Gonzaga, o Presidente da Associação dos Conselhos Tutelares da Paraíba, Lenon Jane, além do Padre Gaspar Rafael, Sargento Paulo entre outros. 
A pauta segundo a organização incluía entre outros ponto: Adequação das Leis Municipais; Unificação do Salário dos Conselheiros e demais assuntos de interesse da Categoria.

Na oportunidade, vários conselheiros e e lideranças fizeram uso da palavra. O discurso inicial foi feito pelo Conselheiro Araçagiense José João de Lima (Lulinha), depois a Presidente do Conselho municipal da Criança e do Adolescente Jussara também discursou aos presentes. Em seguida o Padre Gaspar, atual  Presidente do Conselho municipal da Criança e do Adolescente de Cacimba de Dentro, falou aos conselheiros e lideranças. Discursaram ainda, Gláucia Gomes de Guarabira, Ronaldo de Alagoinha, Fábio de Cacimba de Dentro, Vanderley de Sertãozinho, Thiago de Cuitegi, Wilson e Wildejane Jacinto de Cacimba de Dentro.

Um dos conselheiros a falar, foi o  Vanderley de Sertãozinho. Ele afirmou que já participou de outros eventos desse tipo, mas tudo fica no papel. A prática é muito pouca.
 
Entre os representantes políticos, fizeram uso da palavra o vice-prefeito Melquizedeck, os vereadores Willian Gonzaga e Jandilson.

Um dos discursos mais aguardado, foi o do Presidente da Associação dos Conselhos Tutelares da Paraíba, Lenon Jane. Na oportunidade ele afirmou que o "Brejo é a região mais pobre na assistência aos Conselhos". O mesmo falou sobre a situação dos conselhos no estado, como também a falta de assistência na maioria deles. 
O encontrão foi finalizado por voltas das 17hs, com uma homenagem feita pelo artista Carlinho Violeiro em homenagem a Genilza, conselheira assassinada em 2008, na zona rural de Araçagi.
O primeiro Encontrão dos Conselheiros do Brejo aconteceu na cidade de Guarabira, no começo deste ano.

Portaltainha.net

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem