![]() |
Ronaldo Miguel Bezerra (presidente do Coren-PB) Imagem: Reprodução |
O procurador da cidade de Bayeux, Ricardo Sérvulo, afirmou que todas as informações que recebeu sobre o caso são muito prematuras e que vai esperar mais detalhes tanto sobre a morte da mulher quanto sobre as condições de estrutura do hospital para dar um posicionamento oficial do município.
O presidente do Coren afirmou que a paciente, que é de Várzea Nova, distrito de Santa Rita, Grande João Pessoa, deu entrada na unidade hospitalar por volta das 12h do sábado com um quadro de parada respiratória e que o hospital não apresentou condições de “estabilizar” o quadro da vítima por falta de equipamentos adequados.
“Todo hospital tem obrigação de ter equipamentos básicos para estabilizar o quadro de pacientes que chegam em estado grave para depois fazer o envio para outra unidade hospitalar que ofereça mais recursos. No caso dessa paciente, ela foi ventilada artificialmente porque o hospital não tinha um ventilador mecânico. Quando conseguiram um hospital com mais recursos, já por volta das 20h, a garota, que tinha problemas especiais, não resistiu e, infelizmente, morreu”, relatou.
Problemas apontados
Ainda de acordo com Ronaldo Miguel Bezerra, a sala onde são atendidos os pacientes em situação de urgência é pouco espaçosa e não tem os equipamentos básicos adequados. Outro problema constatado pelo presidente do Coren é um déficit de profissionais da área.
“Esse déficit, além de sobrecarregar os nossos profissionais, tem como triste consequência punir a população da cidade de Bayeux, o que não pode acontecer”, acrescentou. Ronaldo Miguel Bezerra afirmou ainda que, caso não seja tomada nenhuma providência para os problemas apontados até quinta-feira (18), vai interditar a equipe de enfermagem.
“É uma medida drástica mas que, em virtude da situação, temos que tomar. Uma equipe de enfermagem é fundamental para o funcionamento de qualquer unidade hospitalar. Não há funcionamento de Samu, postos de saúde, hospitais sem enfermeiros”, finalizou.
Do JáPB
0 comments:
Postar um comentário