Revista Tribuna: Coluna de Nonato Nunes aborda a chegada da ferrovia à Paraíba e destaca impacto histórico em Guarabira


A mais nova edição da Revista Tribuna (nº 280) traz como um dos destaques a coluna “Que História é Essa”, assinada pelo jornalista e pesquisador Nonato Nunes, que aborda o tema “Sobre os Trilhos da Conde d’Eu. No texto, o autor resgata uma breve e relevante narrativa sobre a chegada da estrada de ferro à Paraíba, com especial atenção ao impacto da ferrovia nas terras de Guarabira, então conhecida como Vila de Independência.


Apaixonado pela história do trem na Paraíba, sobretudo em sua terra natal, Nonato Nunes destaca uma reportagem publicada no Jornal da Província de São Paulo, em 24 de fevereiro de 1883. O registro jornalístico da época detalhava os avanços dos trilhos da "The Conde d’Eu Railway Company Limited" no sentido Leste-Oeste da província paraibana, já alcançando Cruz do Espírito Santo e com previsão de chegada a Mari (antiga Araçá) até o fim daquele ano, seguindo posteriormente para Mulungu e Vila de Independência (Guarabira).


Um dos trechos citados por Nunes ressalta o ritmo acelerado das obras: “Os trabalhos de Mulungu a Independência estão em grande andamento e com avultado pessoal”, afirmava o jornal paulista. O avanço se concretizou em junho de 1884, com a inauguração da Estação de Vila de Independência, marco que impulsionou o desenvolvimento econômico e social da localidade.


O progresso trazido pela ferrovia foi decisivo para que, apenas três anos depois, em 26 de novembro de 1887, a então vila fosse oficialmente emancipada à condição de cidade, retomando o nome de Guarabira. Na coluna, Nonato Nunes também destaca que os paraibanos carregam até hoje uma dívida de gratidão com o imperador Dom Pedro II, a princesa Isabel e os paraibanos, deputado Anísio Salatiel e senador Diogo Velho, pelos benefícios gerados pela implantação da ferrovia.


A mais nova edição da Revista Tribuna, dirigida pelo renomado jornalista Manoel Raposo, já se encontra em circulação. Interessados podem obter mais informações pelos telefones/WhatsApp (83) 98396-7538 e (83) 99922-3900.




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem