Ataque dos EUA à Venezuela é confirmado por Caracas; Trump afirma captura de Maduro

Ataque ao complexo militar em Caracas (Getty Imagens), Trump (Reuters) e Maduro e esposa (Reuters). 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado, em publicação na rede
Truth Social, que forças americanas realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e que o presidente Nicolás Maduro teria sido capturado, junto com a esposa, e retirado do país por via aérea. Segundo Trump, a operação contou com a atuação de forças de segurança dos EUA, e mais detalhes seriam apresentados em coletiva de imprensa marcada para as 11h (horário local), em Mar-a-Lago, na Flórida.


De acordo com informações da BBC News, na madrugada, moradores relataram explosões em Caracas, com colunas de fumaça visíveis em diferentes pontos da capital, além de aeronaves voando em baixa altitude. Regiões da cidade ficaram sem energia elétrica, de acordo com relatos de moradores e jornalistas. As explosões teriam sido ouvidas a partir das 2h, inclusive nas proximidades da base aérea de La Carlota.


Ainda conforme a reportagem, antes da declaração de Trump, o governo venezuelano classificou o episódio como uma “gravíssima agressão militar” dos Estados Unidos, denunciando ataques a áreas civis e militares em Caracas e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira. Em comunicado, Caracas afirmou que a ação ameaça a paz regional, convocou mobilização interna e anunciou a decretação de “estado de comoção externa” em todo o território nacional, alegando o direito à legítima defesa.


Até o momento, o governo venezuelano não confirmou a suposta captura de Nicolás Maduro. As informações divulgadas por Trump seguem sem detalhamento oficial, e o caso ocorre em meio à escalada de tensões entre os dois países. A notícia segue em atualização.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem