Morreu na noite deste sábado (20), aos 68 anos, o 'Monsenhor Nicodemos', atual pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Areia, no Brejo paraibano. Segundo informações apuradas, o religioso foi submetido a uma intervenção cirúrgica, mas não resistiu.
Pelo o que pudemos colher, José Nicodemos Rodrigues de Sousa (nome de batismo) nasceu em Dona Inês, na Paraíba, e dedicou grande parte de sua vida ao serviço pastoral e à evangelização no Brejo paraibano. Foi ordenado diácono em 1985 e sacerdote em 2 de fevereiro de 1986, em Guarabira, cidade onde construiu grande parte de sua trajetória religiosa.
No início do ministério, atuou como vigário e administrador paroquial em Pirpirituba, entre 1986 e 1991. Em seguida, assumiu funções de destaque na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, onde foi administrador a partir de 1991 e pároco em 1994. Em 2016, foi eleito administrador da Diocese de Guarabira, cargo que ocupou por quase um ano durante o período de vacância episcopal.
Monsenhor Nicodemos deixa um legado marcante na história recente da Igreja Católica no Brejo paraibano. Reconhecido pelo zelo pastoral e pela capacidade de articulação institucional, foi um dos idealizadores do Memorial Frei Damião, importante marco do turismo religioso nordestino, inaugurado em dezembro de 2004, com apoio do então deputado Zenóbio Toscano (in memoriam), na gestão da prefeita à época, Léa Toscano. Atualmente, exercia seu ministério na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Areia.
Fiéis, amigos e colegas religiosos lamentam o falecimento do monsenhor. De acordo com a Diocese de Guarabira, conforme apuração da Secom Guarabira, o velório do Monsenhor será realizado no domingo (a partir das 17h) na cidade de Areia, na segunda em Alagoa Grande seguindo a noite para Guarabira e na terça-feira a missa de exéquias às 16h na Catedral da Luz. Seu sepultamento está previsto para a terça-feira, em Guarabira.

Postar um comentário