Foto: Créditos / Freepik.
O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), em parceria com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), lançou nesta sexta-feira (5) o edital “Arte na Bagagem 2025 - XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco” para selecionar 27 obras literárias de autores paraibanos ou residentes na Paraíba, para lançamento no espaço da EPC durante a Bienal, que vai acontecer entre os dias 3 e 12 de outubro próximo, no Centro de Convenções de Olinda-PE.
O período de inscrições vai desta sexta (5) até próximo dia 12/09, nos sites da EPC https://epc.pb.gov.br/ e da Secult-PB https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-cultura/programas/arte-na-bagagem, nos quais o edital também está disponível. O resultado final será divulgado dia 1º de outubro. Os selecionados receberão um prêmio no valor de R$ 3.000,00 destinado ao custeio de despesas pessoais, como transporte, alimentação e logística de exemplares.
Serão selecionados 27 proponentes com obras literárias nos gêneros: Romance, Conto, Crônica, Cordel, Poesia, Literatura Infantojuvenil e Biografia. Poderão se inscrever autores paraibanos natos; e autores de outros estados brasileiros, residentes na Paraíba há, no mínimo, dois anos, mediante comprovação de residência. É obrigatória a comprovação de publicação de pelo menos uma obra entre agosto de 2024 e julho de 2025, sem restrição temática, desde que não configure conteúdo discriminatório, preconceituoso ou que incite violência.
Seleção - As obras serão avaliadas por uma Comissão de Seleção composta por cinco profissionais com experiência comprovada em literatura, edição ou crítica literária. Para garantir segurança e imparcialidade da seleção, os nomes dos curadores serão divulgados após o resultado final.
Os critérios de avaliação serão: originalidade e relevância da obra; qualidade estética e literária; qualidade de escrita; impacto social e contribuição cultural; e aspectos formais.
O edital Arte na Bagagem atua como uma iniciativa estratégica para a inserção e valorização da produção cultural paraibana em níveis regional, nacional e internacional.
(*) Secom-Pb
Postar um comentário