A ponte de ferro sobre o rio Guarabira, localizada a poucos metros da antiga estação ferroviária da cidade, é um dos mais importantes marcos históricos da região e remonta ao período de expansão do transporte ferroviário no Brasil. A estrutura foi instalada em 1884, mesmo ano da inauguração da estação ferroviária local, situada a 96 quilômetros de João Pessoa. As informações são do jornalista, escritor e pesquisador Nonato Nunes, em publicação feita no seu grupo de WhatsApp, "O Grampo".
.
Como destaca Nunes, embora construída fora do período clássico da Revolução Industrial (1760–1840), a ponte é considerada um reflexo direto das transformações vividas na Inglaterra no século XVIII e XIX. O uso do ferro e as técnicas empregadas em sua edificação são heranças das inovações desenvolvidas pelos engenheiros ingleses, que influenciaram profundamente a arquitetura e a engenharia ao redor do mundo.
O termo “Revolução Industrial” foi consagrado pelo historiador inglês Arnold Toynbee (1889-1975) e marcou a transição de sociedades rurais para urbanas, quando a crescente demanda por mão de obra impulsionou a migração do campo para as cidades. A ponte de Guarabira, nesse contexto, simboliza a chegada dessa modernidade ao interior paraibano.
"Diante de sua relevância histórica e cultural, especialistas e estudiosos ressaltam a importância de preservar a ponte com todos os cuidados necessários para que a estrutura continue resistindo ao tempo e mantendo viva a memória da Revolução Industrial no Brasil", afirma Nonato Nunes.
A gestão atual, por meio da sua pasta de Cultura e Turismo já sinalizou, positivamente, para prosseguir com a preservação da secular ponte de ferro, como parte do entorno do Parque da Estação Dona Ló e seu Museu da Ferrovia Conde D'Eu, área federal, que encontra-se recuperada e preservada sob a responsabilidade do município de Guarabira.
Veja a publicação de Nonato Nunes, na íntegra
Nonato Nunes/jornalista
RESQUÍCIOS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL//Essa ponte aí, sobre o rio Guarabira é, sim, resquícios da Revolução Industrial. Essa estrutura é de 1884, ano em que foi inaugurada a estação ferroviária de Guarabira (96km de João Pessoa). O termo Revolução Industrial foi cunhado pelo historiador inglês Arnold Toynbee(1889-1975). E o período de transformações que essa revolução causou no mundo vai de 1760 a 1840. É quando a vida comunal deixa o campo e passa a se concentrar nas cidades, pois a necessidade de mão de obra foi aumentando seguidamente em toda a Inglaterra. Apesar de historicamente a ponte de ferro de Guarabira estar fora do período em que perdurou a Revolução Industrial, o material e a técnica empregada na sua construção foram o resultado direto da herança deixada pelas transformações causadas pelos engenheiros ingleses. Por isso é tão importante a preservação dessa ponte com todos os cuidados de que a estrutura necessita.


Postar um comentário