Prefeita Léa acompanha visita do arcebispo do RJ, Cardeal Orani, a Guarabira

Foto: Secom/PrefGuarabira. 
A prefeita Léa Toscano acompanhou na tarde desta quarta-feira (19 de fevereiro) a visita oficial do cardeal Orani João Tempesta a Guarabira.

A prefeita Léa agradeceu ao convite da Diocese de Guarabira na participação da acolhida e presenteou Sua Eminência com um quadro de arte naïf produzido por artista da cidade. "É um momento muito especial, Dom Orani sem sombra de dúvidas levará boas lembranças de Guarabira e da nossa região". 

Dom Orani, de 74 anos, é o atual Arcebispo do Rio de Janeiro e cardeal-presbítero da Igreja Católica de Santa Maria Mãe da Providência no Monte Verde. Ele visita à Diocese de Guarabira para as comemorações dos 142 anos do falecimento do servo de Deus, Padre Mestre Ibiapina. Após a visita na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz ele celebrará com os fieis, devotos e romeiros no Santuário de Santa Fé, em Solânea. 

DIA DO PADRE MESTRE IBIAPINA 

O Servo de Deus Padre Ibiapina nasceu em Sobral (CE) em 1806 e faleceu em 1883, no Distrito de Santa Fé, na cidade de Solânea (PB). Seu nome completo era José Antônio de Maria Ibiapina. Conhecido por sua vida de intensa espiritualidade, dedicação à evangelização e profundo amor aos pobres recebeu o título de "Apóstolo do Nordeste".

Em muitas regiões fundou várias obras de caridade, como escolas e orfanatos. Seu trabalho social também incluiu o cuidado com os doentes e necessitados. Através de sua ação pastoral, Padre Ibiapina buscava proporcionar a educação e assistência aos menos favorecidos, sem distinção de classe ou condição social. Foi um grande defensor da educação e da catequese, utilizando as escolas como ferramentas para o desenvolvimento humano e espiritual. Além disso, ele pregava uma vida de simplicidade, humildade e fé profunda.

A Diocese de Guarabira trabalha pelo processo de beatificação do Padre Mestre Ibiapina. No documento “Nihil Obstat”, datado de 18 de fevereiro de 1992, o padre foi reconhecido como “Servo de Deus”, título concedido a aqueles cuja vida cristã e virtude são estudadas para possível canonização.  Agora, o processo segue na Congregação da Causa dos Santos, em Roma. 

Enquanto isso, os fiéis e devotos da região reúnem-se  em dois grandes dias para celebrar as homenagens ao Padre Ibiapina: em 19 de fevereiro (dia de seu falecimento) e 05 de agosto (dia de seu nascimento). 


(*) Secom/PrefGuarabira


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem