Guarabira recebe da ALPB premiação de município destaque em Índices de Desenvolvimento Sustentável

Foto: Instagram / Reprodução / Edição @plugadosnanoticia. 
O município de Guarabira mais uma vez se destaca entre os municípios paraibanos reconhecidos na promoção de boas práticas. O prefeito Marcus Diogo e a secretária de Planejamento, primeira-dama Verônica Diogo, participaram na noite desta sexta-feira, 9 de agosto, da cerimônia de entrega da Comenda Município Sustentável e do Selo Município Sustentável, promovida pela ALPB – Assembleia Legislativa da Paraíba. Essa premiação reconhece os municípios paraibanos que se destacaram e obtiveram os melhores Índices de Desenvolvimento Sustentável (IDS) em suas respectivas regiões geoadministrativas, de acordo com os indicadores monitorados pela Plataforma de Territorialização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Paraíba (ODS-PB).

A solenidade foi realizada durante a Expotec 2024 – Feira e Congresso de Tecnologia, no Centro de Convenções em João Pessoa. Os 42 municípios que obtiveram os melhores indicadores, inclusive Guarabira, receberam as premiações das mãos do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino. Ele ressaltou que a iniciativa da ALPB, em parceria com diversas instituições, visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis em todo o Estado. “A Comenda e o Selo Município Sustentável são medidas inovadoras que têm como objetivo reconhecer e premiar os gestores municipais e os respectivos municípios paraibanos com os melhores Índices de Desenvolvimento Sustentável – IDS, nas regiões geoadministrativas a que pertencem, a partir dos indicadores”, explicou o presidente.

Adriano Galdino também destacou que a Assembleia Legislativa da Paraíba recebeu este ano o prêmio Assembleia Cidadã, com o projeto do Plano de Adesão da Casa à Agenda 2030 da ONU (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), tornando o Legislativo paraibano pioneiro entre os poderes legislativos do Brasil nessa iniciativa. O projeto foi elaborado e idealizado pelo ex-deputado Buba Germano, que estava presente na solenidade de premiação, e pelo ex-secretário Legislativo da Assembleia, Guilherme Benício, falecido em setembro de 2023.

A Agenda 2030 é um plano de ação global que busca colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030. O plano estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

Após receber o importante reconhecimento para o município que administra, o prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, deixou seu registro nas redes sociais. “O Município de Guarabira vem adotando nos últimos anos como foco a melhoria dos índices e metas para cumprimento dos ODS. Estamos avançando a cada ano e certos de que avançaremos cada vez mais. O Selo Município Sustentável vem para somar e orgulhar ainda mais o trabalho dos colaboradores que se dedicam todos os dias para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, destacou Marcus.

(*) Plugados Na Notícia, com outras inf. da Agência ALPB.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário