A Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira, por meio de sua Coordenação de Vigilância Ambiental, atualizou o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti.Foto: SMS/PMG / Reprodução.
Segundo o coordenador da pasta, Antônio Sivaldo, o levantamento foi realizado pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) no período de 01 a 05 de julho, compreendendo três estratos em localidades urbanas do município. No total, foram realizadas 1.215 inspeções em imóveis, dos quais foram encontrados 5 focos positivos entre 2.135 depósitos examinados, resultando em um Índice de Infestação Predial (IIP) para Aedes aegypti de 0,4% e um Índice de Breteau, também, de 0,4%, ambos classificando o município como de baixo risco.
Para Sivaldo, em comparação com o índice de infestação do 2º LIRAa realizado em abril, houve uma considerável diminuição de 0,7% para 0,4%, o que é de grande importância, uma vez que estamos no período sazonal do mosquito, considerado o período de maior proliferação das arboviroses. “Isso mostra que as ações de prevenção e controle realizadas pela nossa equipe e o apoio da população estão surtindo efeito”, disse o coordenador.
Vale sempre destacar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de infestação predial inferiores a 1% são satisfatórios, índices entre 1% e 3,9% indicam situação de alerta para o município, e resultados acima de 5% representam risco de surto.
Focos positivos – Os locais da inspeção onde foram encontrados focos positivos de larvas do mosquito durante o 3º LIRAa são os seguintes: bairro Cordeiro (1 foco), bairro João Cassimiro (1 foco), bairro Assis Chateaubriand (1 foco), bairro Mutirão (1 foco) e bairro Nordeste I (1 foco).
LIRAa – O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela urbana.
0 comments:
Postar um comentário