A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, neste domingo (28), o Título de Cidadão Paraibano ao cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. O título foi entregue a Mônica Spada e Sousa, filha do cartunista, durante solenidade no Imagineland, evento de cultura geek que está sendo realizado no Centro de Convenções em João Pessoa.Foto: Divulgação / Maurício de Sousa Produções.
O projeto é de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro e foi concedido pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A solenidade contou com a presença do governador do Estado, João Azevedo. Maurício de Sousa possui laços familiares com a Paraíba, já que seus avós eram paraibanos. Durante uma visita a João Pessoa, ele mencionou sua relação com o estado e se considerou meio paraibano devido aos laços familiares.
Eduardo Carneiro ressaltou a importância de Maurício de Sousa para a literatura brasileira, destacando-o como um dos autores mais influentes do Brasil e do mundo.
Maurício de Sousa é amplamente conhecido por criar a icônica “Turma da Mônica” e vários outros personagens de histórias em quadrinhos que cativaram gerações e continuam populares até hoje. “Foi um momento muito especial e fico feliz de poder prestar essa homenagem ao Maurício, que foi representado pela filha Mônica durante a entrega do título de cidadania”, disse o parlamentar.
No Imagineland, o governador João Azevêdo também participou da homenagem a Maurício de Sousa. “Esse foi um momento importante. Maurício de Sousa tem raízes na Paraíba, recebeu o título de cidadão paraibano e descobriu essa forte ligação com o nosso estado”, acrescentou o governador.
Mônica Spada, filha de Maurício, agradeceu a homenagem. “Me sinto honrada e estou adorando estar em João Pessoa representando o meu pai. Ele tem uma história muito forte com a Paraíba, que deve ser contada. Sei que ele agora se sente paraibano e vai levar na sua alma um pouco dessa sua história”, disse Mônica.
Maurício de Sousa cresceu em um ambiente rico em arte e cultura, influenciado por seus pais, que eram artistas e poetas. Seus quadrinhos se tornaram famosos internacionalmente, sendo adaptados para o cinema, televisão e videogames, além de terem dado origem a uma variedade de produtos licenciados. (*) Agência ALPB
0 comments:
Postar um comentário