A culinária junina é repleta de receitas à base de milho: canjica, mungunzá, bolo, pamonha, milho cozido e assado são algumas das opções que fazem sucesso nas celebrações. Mesmo o ingrediente sendo um alimento natural, seu uso nos pratos requer atenção e cuidados para garantir escolhas nutritivas e saudáveis.Foto: Ascom/Hapvida / Divulgação.
O alerta é da nutricionista da Hapvida NotreDame Intermédica, Izabele Acioli, que ressalta que, a depender da forma de preparo, pode acontecer a liberação de substâncias que não são benéficas para o organismo, além do grão ser altamente calórico. “O milho assado, por exemplo, pode liberar compostos potencialmente prejudiciais à saúde quando exposto a altas temperaturas”, explica a especialista, que sugere o milho cozido como opção do cardápio.
Já na hora do preparo dos pratos feitos à base de milho, é importante priorizar o milho natural em vez do ingrediente em conserva. Isso porque, conforme a nutricionista, o grão enlatado é rico em sais e contém aditivos para prolongar sua vida útil. Ele também possui pouca quantidade de nutrientes devido ao tempo de armazenamento.
O alerta maior quando se fala da alimentação à base de milho costuma ser o milho transgênico, que é modificado geneticamente. “Hoje já existem estudos que comprovam que ele pode desencadear processos alérgicos e reações”, pontuou, ressaltando que o item também pode ter relação com a resistência de antibióticos e efeitos a longo prazo que ainda estão sendo investigados.
Sem exageros - Como a maioria das receitas são doces, o uso do açúcar deve ser feito com moderação. A nutricionista recomenda o uso de adoçantes naturais, como stévia e xilitol, ou a redução do açúcar, principalmente para aqueles que já possuem alguma restrição, como diabéticos.
Outra substituição que pode ser feita para tornar o prato mais saudável é substituir o leite de coco por um leite desnatado, o que diminui a quantidade de gordura dos alimentos.
A especialista lembra que o excesso é o maior vilão, mas quando os itens são consumidos de maneira equilibrada, tornam as festividades ainda mais especiais. “O São João é uma época maravilhosa, e sabendo fazer boas escolhas na alimentação, tudo fica ainda melhor”, opinou. (*) Ascom
0 comments:
Postar um comentário