Costa Beiriz - Da tragédia à luz: Guarabira terá sua história de origem contada em filme

O projeto é de autoria e direção do documentarista guarabirense Marcos Ricardo. Foto: Divulgação.  
A história de origem do município de Guarabira será contada em um filme média-metragem que está sendo produzido por meio da Lei Paulo Gustavo. A obra já tem elenco e locações selecionados.

A produção ficcional, intitulada "Costa Beiriz - Da tragédia à luz", terá como enredo a chegada da família do lusitano José Rodrigues da Costa (Costa Beiriz) a Guarabira após um grande terremoto - seguido de tsunami e incêndios - atingir Portugal em 1755; a contribuição do protagonista para devoção em Nossa Senhora da Luz; além dos motivos que fizeram o então povoado vir a se tornar um dos municípios mais importantes do estado.

"O filme será um drama, que terá inspiração nos fatos históricos, porém, tendo em vista a escassez de dados sobre o protagonista, o roteiro inclui detalhes fictícios para preencher lacunas não documentadas pelos historiadores sobre como podem ter sido os dias de Costa Beiriz na localidade que um dia se tornaria a Guarabira de hoje", destacou Marcos Ricardo, diretor do projeto, e documentarista responsável pelo curta "Expedito", sobre o pai da radiofonia guarabirense; além de também ter contribuído nos documentários "Jornada do Verso na Terra da Luz", "Dom Marcelo - Dom da Ternura", "80 anos de Ronaldo Cunha Lima", e "100 anos de Osmar de Aquino", estes realizados pela Prefeitura de Guarabira, e disponíveis no Youtube.

Ainda conforme Marcos, "no filme reside grande importância para Guarabira e região, visto que reforça a identidade histórica e cultural, além de servir como porta de entrada para estudantes e pesquisadores por abordar temas como a situação econômica e social da época, escravidão, patriarcalismo e religiosidade".

Na produção constam nomes de artistas e técnicos renomados, não só guarabirenses, como de outras cidades do estado, a exemplo de Vando Farias, Juliana Moreira, Zeno Zanardi, Flávio Melo, Rammon Resende, Cândido Rodrigues, Jhony Luiz; além de novos talentos que prometem ser grandes revelações. 

Para reconstituir os cenários do século XVIII, serão usadas locações em municípios da região. Além de toda uma logística que beneficiará profissionais de diversas áreas, como alimentação e transporte.

O filme foi contemplado após seleção em edital da Lei Paulo Gustavo, organizado pela Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria de Cultura. (*) Ascom/Arriégua Produções

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário