Lula diz que negocia com partidos e não com entidade chamada "centrão"

Sobre mudanças em ministérios, presidente afirma que partidos não escolhem cargo. 

Foto: SBT News / Reprodução. 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma ser "favorável que a gente faça os acordos necessários para garantir a governabilidade do governo". A declaração foi dada em entrevista exclusiva à jornalista Débora Bergamasco. 

Perguntado sobre a relação do governo com o Centrão, Lula diz que não costuma utilizar esse termo. "É uma apelido que se deu num momento histórico em que eu estava como deputado na Constituinte. Que era para evitar que a gente tivesse muitos avanços na área social", explica.

Lula diz que é importante "conversar com os partidos". "A orientação que os líderes do governo têm no Congresso Nacional é conversar com todos os partidos, independentemente da ideologia do partido, se é oposição, se não é oposição. A gente vai conversar com todo mundo que tem voto no Congresso Nacional", detalha.

O presidente admite que o "PT e a esquerda não têm os votos". "Para aprovar as coisas que nós queremos, nós precisamos de votos. Então você conversa com quem tem voto", continua.

Quando questionado sobre a vontade de o partido Progressistas querer mais participação no governo, Lula afirma que "quem escolhe o cargo é o governo". "Se eu tiver que fazer acordo com partido político, eu vou dizer para ele: Eu tenho tal cargo, tal ministério, quero saber se você quer participar ou não. Porque se não você não governa. Sou favorável que a gente faça os acordos necessários para garantir a governabilidade do governo", pontua.

Lula defende que os projetos do governo "são de interesse do povo brasileiro" e que tem intensificado a articulação com o legislativo.

"Meu chamamento é para que todos passem para a história como o Congresso Nacional, os deputados e senadores que ajudaram a transformar esse país. Que ajudaram a extirpar o ódio desse país e a colocar mais sensibilidade, mais fraternidade, mais amor na mesa, porque é isso que o país está precisando e é isso que nós vamos construir", pondera o presidente. (*) SBTNews


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário