Planalto cria grupo para fiscalizar violência e quer ‘paz’ nas escolas

Governo ainda pretende liberar verba para estados e municípios para aumentar ronda policial em regiões escolares. 

Foto: Palácio do Planalto / Ricardo Stucker. 
O Palácio do Planalto deve criar um grupo interministerial para fiscalizar a violência e debater a “cultura de paz” nas escolas após os ataques em São Paulo (SP)  e  Blumenau (SC). A medida foi anunciada nesta quarta-feira (5) pelo ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta.

A iniciativa, segundo Pimenta, visa ajudar estados e municípios a reduzir os casos de ataques em escolas. O grupo terá 90 dias para apresentar propostas e apresentá-las ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A ideia é valorizar na sociedade uma cultura da paz, uma cultura de não violência. O governo federal não tem, sob a sua administração, escolas. Escolas e creches são de gestão municipal e estadual, nossa área de segurança é outra. Então, nós vamos ver como a gente pode [contribuir]”, disse Pimenta, em coletiva de imprensa.

Entre a equipe ministerial, Silvio Almeida (Direitos Humanos), Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (Segurança Pública) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) devem compor o grupo de estudos. Ainda não há previsão para o início dos trabalhos.

O governo ainda pretende disponibilizar ao menos 50 policiais para investigar possíveis rastros de violência escolar na internet. Os principais alvos do governo são a deepweb e a darkweb, lados escondidos da internet.

Seguranças armados e verbas para rondas

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ainda anunciou a distribuição de R$ 150 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública para estados e municípios aumentarem a ronda ostensiva de policiais em regiões escolares. Segundo Dino, o primeiro edital deve sair na próxima semana.

“Por determinação do presidente Lula, o Ministério da Justiça vai oferecer apoio financeiro às Rondas Escolares das polícias estaduais ou guardas municipais. Primeiro edital sairá na próxima semana, com o valor de R$ 150 milhões”, afirmou. (*) ig/ultimosegundo


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário