Imagens mostram ministro do GSI no Palácio do Planalto durante atos de 8 de janeiro

Vídeos de câmeras de segurança obtidos pela CNN mostram ministro Gonçalves Dias e invasores dentro do Palácio do Planalto; GSI se posicionou. 

Foto: CNN / Reprodução. 
Imagens que foram divulgadas pela CNN Brasil nesta quarta-feira, 19, mostram o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, dentro do palácio do Planalto, em Brasília, durante a invasão do prédio em 8 de janeiro. A ação, executada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), culminou na depredação do local.

O GSI afirmou, em nota, que os agentes de segurança que aparecem no vídeo atuaram, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar para aguardar reforços (leia mais abaixo). O órgão do governo brasileiro é responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República, no assessoramento em assuntos de segurança.

Antes de ocupar o cargo, Gonçalves Dias chefiou a segurança de Lula por oito anos e a Coordenadoria de Segurança Institucional no governo Dilma Rousseff, quando foi promovido a general.

Imagens das câmeras de segurança obtidas pela CNN Brasil mostram que, por volta de 16h30, Gonçalves Dias estava no Palácio do Planalto, enquanto ocorriam os ataques de invasores. Primeiro, é possível vê-lo caminhando sozinho no terceiro andar. Em seguida, o ministro tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete.

No entanto, alguns minutos depois, o ministro é visto caminhando pelo mesmo corredor que passavam alguns dos invasores. Segundo a CNN Brasil, as imagens sugerem que ele indica a saída de emergência para as pessoas.

Logo depois, também aparecem nas imagens outros integrantes do GSI, que aparentam indicar também o caminho de saída para os invasores que estavam no terceiro andar.



O que diz o GSI

Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) afirmou que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança. Em um primeiro momento, eles tentavam evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar. A partir de então, o reforço do pelotão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal viria a realizar a prisão dos invasores.

"Quanto às afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados", informou.

A pasta ainda destacou que as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal. (*) Terra

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário