Guarabira: Prefeitura abre nesta quinta atividades alusivas aos 100 anos do Pavão Misterioso

Abertura acontece no Teatro Geraldo Alverga, com participação especial do poeta Chico Pedrosa e segue na galeria de arte Antônio Sobreira, onde será inaugurada a exposição "O Pavão na Parede".

Foto: Divulgação. 
A Prefeitura Municipal de Guarabira, através da sua Secretaria de Cultura e Turismo, realizará nessa quinta-feira (27/04), uma noite cultural abrindo as atividades oficiais em homenagem aos 100 anos do Romance do Pavão Misterioso, importante obra da literatura de cordel escrita pelo guarabirense José Camelo de Melo Rezende, publicada em 1923.

O evento, de acordo com informações da Secretaria de Cultura e Turismo, é a primeira ação da prefeitura em alusão ao centenário, sendo a largada para outros projetos que deverão acontecer ao longo do ano. Inicialmente, o evento terá abertura no Teatro Municipal Geraldo Alverga, onde deverá acontecer apresentação cênica, a participação especial do poeta Chico Pedrosa e as homenagens que serão feitas para poetas cordelistas do município, que serão agraciados com a entrega do Troféu Pavão Misterioso.

Na mesma noite, após as atividades no teatro, será aberta a exposição “O Pavão na Parede”, na Galeria de Artes Antônio Sobreira, onde o público poderá contemplar 23 telas de artistas visuais de Guarabira, convidados para ilustrar o folheto de cordel que também estará impresso em grandes placas na galeria. Essa exposição ficará aberta durante todo o ano para visitantes e trabalhos com alunos da rede pública de ensino.

Na solenidade de abertura, também serão anunciadas outras ações que deverão acontecer ao longo do ano na programação do centenário, tais como a realização da quinta edição do FIAN (Festival Internacional de Arte Naif), que acontecerá no mês de maio também com a temática do Pavão Misterioso, além do lançamento de editais para publicação de obras literárias; um encontro de cordelistas no mês junho e um festival de cultura popular que deverá acontecer no mês de setembro com o nome de Festa do Pavão, reunindo várias atrações de artes integradas.

O poeta Chico Pedrosa, convidado especial do evento, estará chegando a Guarabira para mais uma apresentação do seu recital e também para fazer a saudação em memória de José Camelo e da obra homenageada. O evento ainda contará com participações musicais com Rogério Wilker, Maria Almeida e Adriano do Sax.

Será a partir das 19 horas no Teatro Municipal e Galeria de Artes Antônio Sobreira. A entrada é aberta ao público.

SERVIÇO

Noite Cultural do Pavão Misterioso

Data: 27 de Abril (quinta-feira)

Local: Teatro Municipal / Galeria de Artes

Hora: 19:00h.

Entrada Franca.

(*) Secult / PMG


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário