Deputado pede punição para construtoras que ganham licitações e abandonam obras causando prejuízos, na Paraíba

O deputado estadual Branco Mendes. Foto: Ascom. 
Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (07), o deputado Branco Mendes (Republicanos) denunciou, algo que está se tornando comum e corriqueiro, que é o abandono de obras públicas por parte de construtoras que participam, vencem processos licitatórios e não cumprem prazos estabelecidos em contratos celebrados com o  governo do estado, na maioria das vezes abandonando obras em andamento, causando enormes prejuízos ao erário público e, principalmente, à população.

É importante garantir que as empresas selecionadas tenham a capacidade técnica e financeira para concluir as obras de forma eficiente e eficaz, mas também é importante garantir que o processo de licitação seja justo e transparente para evitar corrupção e outras práticas ilegais.

“Gostaria de acrescentar que sabemos da boa vontade do governador em querer concluir as obras, mas, infelizmente, muitas dessas empresas ganham a licitação e, em seguida, abandonam a obra, causando prejuízos e transtornos à população. Temos a maior alegria da vida em anunciar uma ordem de serviço de uma estrada, de um colégio, de um serviço de saúde, mas, esbarramos com empresas de grande irresponsabilidade que concorrem a uma licitação, ganham e não dão conta do recado”, lamentou o deputado.

Branco citou a situação da PB-034 entre Alhandra e Caaporã.

“Foram quase quatro anos para execução daquela obra, tendo inúmeros transtornos com a primeira, segunda e até chegar a  terceira empresa para concluir o serviço. Um desgaste total, tanto por parte do governo do estado quanto por parte de quem faz sua representatividade na região”, pontuou o parlamentar.

Sobre a PB-036, o deputado destacou que a empresa GL ganhadora da licitação para construir a estrada que liga Alhandra aos assentamentos do Abiaí, não está cumprindo o prazo.

“Começou já faz um ano e a obra está parada. Quero chamar a atenção do DER e do governo para buscar um mecanismo que possa punir essas empresas, porque ninguém aguenta mais estar dando ordem de serviço sem a conclusão dessas obras por conta da irresponsabilidade e má fé dessas construtoras. Está na hora da gente se unir, porque não é possível tantas empresas irresponsáveis que vêm de fora, ganham essas licitações e não dão conta do recado. Prejudica a imagem do governo, prejudica muito o deputado que representa a região e eu não estou mais suportando isso. Na sexta-feira passada eu conversei com o doutor Carlos Pereira e disse a ele que procure uma maneira de eliminar essas empresas que estão judiando do governo, de nós deputados, e principalmente do povo paraibano que sonha com a obra e não vê a finalização”, lamentou o parlamentar. (*) Ascom via Portal do Litoral

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário