Centenário: Guarabira lança ano cultural do romance do pavão misterioso

As atividades terão início a partir do dia 20 de abril e se estenderão até o próximo mês de novembro com vasta programação realizada pelas pastas municipais de Cultura e Educação. 

Foto: Secult / Divulgação. 
A Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio das suas secretarias de Cultura e de Educação, estará realizando uma programação alusiva ao centenário do Romance do Pavão Misterioso, folheto de cordel de autoria de José Camelo de Melo Rezende, poeta nascido no município de Guarabira, cuja obra completa 100 anos de publicação em 2023.

Após reunião com o prefeito Marcus Diogo, o secretário de Cultura e Turismo (Tarcísio Pereira), juntamente com a secretária de Educação (Andréa Cavalcante), estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (02), para planejar a programação e ações a serem realizadas, a partir do dia 20 de abril deste ano. Também participaram da reunião a Coordenadora Pedagógica Geral da Educação, Gracina Pontes, e a Coordenadora de Eventos da prefeitura, Vanessa Santos.

As atividades em Guarabira terão início a partir do dia 20 de abril e se estenderão até o próximo mês de novembro, com várias ações intercaladas voltadas para o público em geral e também para estudantes da Rede Municipal de Ensino. O dia 20 de abril, como início do “Ano Cultural do Pavão Misterioso”, foi escolhida em virtude de ser a data de aniversário de nascimento do autor da obra, José Camelo de Melo Rezende.

A programação oficial ainda será divulgada, mas as duas secretarias já adiantam que haverá atividades como concursos literários, para estudantes de Guarabira e escritores da Paraíba, bem como exposições temáticas, aquisição de obras em cordel para distribuição nas escolas, contação de histórias, saraus, recitais e encontros de poetas populares, cursos e oficinas, festival de teatro, apresentações folclóricas, entre outras atividades.

A Secretaria de Cultura já adiantou, em primeira mão, que 20 artistas da área de artes plásticos já estão pintando 20 telas que irão ilustrar a publicação da obra na exposição intitulada “O Pavão na Parede”, que estará aberta para visitas na Galeria de Artes Antônio Sobreira. Cada tela irá ilustrar, na sequência, cerca de seis estrofes do folheto de cordel para leitura na própria parede.

Outra ação já oficializada, dentro do “Ano Cultural do Pavão Misterioso”, será o FIAN (Festival Internacional de Arte Naif), que acontece anualmente no mês de maio e que, neste ano, terá o Pavão Misterioso como tema para os participantes. O edital do Fian já está aberto para inscrições desde o dia 15 de fevereiro.

Outras informações, além do lançamento dos editais dentro da programação, irão sendo divulgados a partir do mês de abril, quando terão início as atividades. (*) Secult/PMG


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário