Parente de João Pessoa, vereador critica plebiscito sobre mudança de nome da capital: “Aproveitadores”

O vereador pessoense, Milanez Neto. Foto: BAS / Divulgação. 
Em nota, o vereador Milanez Neto, sobrinho neto do ex-presidente da Paraíba, João Pessoa, condenou nesta sexta-feira (24), a tentativa de plebiscito para discutir a mudança do nome da capital paraibana. Segundo o vereador, todas as vezes que “aproveitadores” tentaram mudar o nome da cidade de João Pessoa, fracassaram.

Leia a nota:

“Não é primeira vez que aproveitadores buscam os holofotes da mídia para tentar mudar o nome da cidade de João Pessoa. Todas as tentativas anteriores fracassaram.

Só a estupidez de quem não conhece a história do Brasil pode motivar iniciativas como esta. João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, ministro do Supremo Tribunal Militar, eleito presidente da Paraíba, foi candidato a vice-presidente da República, na chapa liderada por Getúlio Vargas,

Mais de 90 anos depois, o seu assassinato é até hoje o maior fato político da Paraíba no Século XX, também considerado um dos mais importantes do Brasil.

Observem que o movimento que está surgindo agora não tem representatividade alguma. Não é da Assembleia Legislativa; da Câmara Municipal e muito menos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cuja secção regional escolheu recente e conscientemente os seus novos diretores.

Por fim, é importante dizer que morte de João Pessoa, com todo contexto político, econômico e social que existia na época, foi um dos motivos da Revolução de 1930 e consequentemente do fim do período que chamamos de República Velha.

Á medida em que o corpo de João Pessoa peregrinava entre as principais capitais do Brasil para receber homenagens por conta do crime político, seu nome ia batizando ruas, avenidas e praças pelo país.

Nunca, em nenhum recanto deste país, alguém sugeriu mudar o nome de uma avenida ou uma praça que teve a honra de receber o nome de João Pessoa.

Aqui em nossa capital, para o desespero dos aproveitadores de plantão, isso também não vai acontecer. (*) Blog do Anderson Soares


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário