Paraíba distribui doses da vacina bivalente contra Covid e prepara o dia D de vacinação

Foto: GovPB / Divulgação. 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu, até o último dia 23 de fevereiro, mais de 148 mil doses da vacina bivalente contra a covid-19, o que corresponde a 50% da população da faixa etária a partir de 70 anos, além de 8.478 doses para a população indígena. A primeira fase de aplicação da bivalente inclui também imunocomprometidos com idade a partir de 12 anos; pessoas vivendo e trabalhando em instituições de longa permanência, comunidades ribeirinhas e quilombolas.

A aplicação da vacina bivalente acontecerá em cinco fases, no momento está sendo realizada a primeira delas. Para poder receber a dose da vacina bivalente, além de pertencer ao grupo contemplado na 1ª fase, é necessário ter completado o esquema primário (1ª e 2ª dose). Aqueles que receberam doses de reforço também podem tomar. É importante respeitar o intervalo mínimo de 4 meses em relação à dose anterior.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, a Paraíba recebeu mais de 357 mil doses de bivalente até o domingo de carnaval (19) e até a próxima segunda-feira (27), os municípios terão doses suficientes para vacinar 100% do público com idade a partir de 70 anos e populações indígenas. O estoque visa fortalecer o quantitativo para realização do Dia D – previsto para o primeiro sábado de março (04).

“Alinhamos com os municípios uma grande mobilização dedicada a todas as vacinas do calendário de rotina e também àquelas que protegem contra a covid-19. O movimento será para todos os públicos incluídos previamente na campanha contra a covid-19: crianças, jovens e adultos. Também é importante salientar que crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade devem comparecer para atualizar a situação das vacinas do calendário de rotina”, pontuou.

O objetivo do Dia D é ampliar a oferta das vacinas, atualizar esquema vacinal de rotina e covid-19, melhorando a cobertura das vacinas nos 223 municípios. A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de acordo com as indicações do calendário nacional de vacinação, mediante a avaliação do cartão ou caderneta de vacinação. (*) Secom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário