Janeiro Branco: quase um bilhão de pessoas têm transtorno mental, revela OMS

Psicóloga ressalta que o caminho para organizar o corpo e mente tem a ver com aceitar as limitações e fragilidades, entendendo que estas são diferentes em cada pessoa.  

Foto: Ascom / Hapvida / Divulgação. 
Uma revisão mundial sobre saúde mental da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que quase um bilhão de pessoas sofrem com algum tipo de transtorno mental. Deste números, 14% se refere a adolescentes. O levantamento também apontou que o suicídio foi responsável por uma a cada cem mortes.

Neste ano, o Janeiro Branco - mês voltado para a conscientização sobre a saúde da mente - trata sobre a importância do equilíbrio nas atividades e demandas da vida. Psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, Carol Costa ressalta que o caminho para organizar o corpo e mente tem a ver com aceitar as limitações e fragilidades, entendendo que estas são diferentes em cada pessoa.

“Cada problema tem a ver com o subjetivo: o que é difícil para mim não é para você, e vice-versa. Os entraves da vida são subjetivos e cabe a cada um saber como ressignificar”, aponta.

Ainda conforme o especialista, uma das principais medidas para cuidar da saúde mental é dialogar e expor os sentimentos, por isso, é importante que o tema seja tratado ainda ao começo do ano, momento de traçar planos e metas para os demais meses.

O relatório produzido pela OMS pede que países acelerem a implementação do Plano de Ação Integral de Saúde Mental, que une recomendações de ações para mudança de atitude em relação à saúde mental. As medidas se concentram em ‘três caminhos’, sendo eles: aprofundar o valor e o compromisso que damos à saúde mental; reorganizar os entornos que influenciam a saúde mental, incluindo lares, comunidades, escolas, locais de trabalho; e reforçar a atenção à saúde mental mudando lugares, modalidades e pessoas que oferecem e recebem os serviços.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário