"Janeiro Branco": Paraibano ‘Cara de Sapato’ teve crise de ansiedade no BBB; especialista diz como identificar sintomas

O lutador paraibano Antônio Carlos Júnior, o 'Cara de Sapato', integrante do BBB23, da TV Globo. Foto: Ascom / Divulgação. 
Lutador de artes marciais mistas e campeão mundial, o paraibano Antônio Carlos Júnior, conhecido como ‘Cara de Sapato’, teve uma crise de ansiedade no Big Brother Brasil, reality show que está participando. A angústia foi acalmada com a ajuda da colega de confinamento Amanda Meirelles que acolheu e tranquilizou o atleta. Psicóloga do Hapvida Notre Dame Intermédica, Michelle Costa explica que o episódio costuma acontecer em situações de extremo desgaste emocional.

Entre os sintomas mais comuns, a especialista cita a angústia, irritabilidade, maus pressentimentos, insônia, apetite desregulado, inquietação constante, pensamentos catastróficos e falta de controle emocional. Muitos também sentem taquicardia, sudorese, falta de ar, boca seca, formigamento, náusea, tremores, tontura e urgência para ir ao banheiro. “Geralmente quem tem a crise tem a sensação de um suposto infarto”, detalha.  

No Big Brother Brasil, Cara de Sapato foi tranquilizado pela médica Amanda, que pediu para que o colega respirasse profundamente, além de garantir para ele que tudo ficaria bem. A psicóloga relata que a postura de quem está próximo deve ser de empatia: “É importante dizer que está junto com o outro nesse momento, pedir para respirar profundamente e lentamente, e aguardar a crise passar”, orienta.

Quem vivencia os episódios deve procurar ajuda profissional. Nesse contexto, a terapia costuma ser utilizada durante o tratamento. “Ela é essencial para quem tem ansiedade extrema. Com o processo terapêutico,  as crises ficam espaçadas e tem a tendência de não se manifestarem mais”, conta.

Antônio não está sozinho: dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade, número que equivale a cerca de 9,3% da população. Quando há crises, a psicóloga alerta para que a concentração seja voltada para a respiração, ao mesmo tempo que a pessoa deve lembrar que é apenas uma crise, e logo vai passar. (*) Hapvida/Ascom

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário