População idosa chegará a 2,1 bilhões até 2050 e projeto de Camila incentiva debate sobre longevidade na PB

Foto: Facebook / Reprodução. 
Cada vez mais o ser humano tem aumentado sua expectativa de vida. A Organização das Nações Unidas (OMU) projeta que até 2030 o número de pessoas com mais de 60 anos passará de 1 bilhão para 1,4 bilhão, e em 2050 a população global de pessoas idosas terá mais que dobrado, alcançando a marca de 2,1 bilhões de pessoas. Para incentivar o debate a formulação de ações, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) apresentou o projeto de Lei 3.883/22 na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que cria a Semana Estadual da Longevidade. 

“Por entender a importância desta expressiva camada da população e sua inserção no contexto social, econômico e político do nosso Estado é que propomos o projeto de Lei para que o nosso Estado comemore tenha uma semana para debater longevidade”, destacou Camila, lembrando que as comemorações devem acontecer a cada ano, sempre na semana em que está enquadrado o dia 1º de outubro. 

De acordo com a deputada, a Semana Estadual da Longevidade tem por finalidade desenvolver e discutir temas de relevância da terceira idade, contemplando os segmentos da cultura, lazer, saúde, educação, legislação, promoção e assistência sociais, e demais direitas que despertem o interesse do idoso. 

O projeto estabelece que, sempre que conveniente, o Poder Público Estadual poderá, na realização da semana comemorativa, buscar parcerias para a organização, divulgação e execução, com clubes de serviços, organizações sociais e assistenciais, igrejas, associações civis e comerciais, dentre outras entidades da sociedade civil organizada, bem como envolver as instituições de longa permanência para idosos. 

De acordo com a deputada, consideram-se longevos as pessoas com idade superior a cinquenta anos, que são ávidos por viver o agora, com mais qualidade de vida e tranquilidade conquistada ao longo dos anos.


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário