Lula anuncia ministros da Fazenda, Justiça, Defesa, Casa Civil e Relações Exteriores

Foto: Reprodução. 
O presidente eleito Lula (PT) iniciou nesta sexta-feira (9) o anúncio daqueles que integrarão seu novo governo, que começa em 1º de janeiro de 2023. Em entrevista a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde ocorrem as reuniões do gabinete de transição, o petista anunciou os ministros da Fazenda, Justiça, Fazenda, Defesa e Casa Civil, quatro pastas consideradas chaves.

Quem são os ministros anunciados por Lula?

Fernando Haddad assume o Ministério da Fazenda

Flávio Dino assume o Ministério da Justiça

Rui Costa assume o Ministério da Casa Civil

José Múcio Monteiro assume o Ministério da Defesa

Mauro Vieira assume o Ministério das Relações Exteriores

"Essa foi a transição mais democrática da história das transições", afirmou Lula ao iniciar seu discurso, logo após Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, falou sobre a finalização da transição, que acontecerá na próxima segunda-feira (12).

Ao anunciar apenas homens brancos nesse primeiro anúncio, Lula também prometeu em breve que as pessoas "verão no palco" mais mulheres e negros. Petista também garantiu que semana que vem haverá a confirmação de mais nomes após a sua diplomação.

Os nomes anunciados por Lula não chegam a ser surpresas, tendo sido especulados ao longo de toda a última semana. O anúncio desta sexta, inclusive, chegou a ser antecipado pela presidente do PT, Glesi Hoffman, na última quinta-feira (8).

Lula havia dito anteriormente que não anunciaria nenhum ministro antes de sua diplomação como presidente. A cerimônia, que é independente da posse, acontece ainda em 2022, mais especificamente na próxima segunda-feira, 12 de dezembro. A mudança de data, no entanto, é uma forma que o presidente eleito vê para que os novos ministros já iniciem articulações no Congresso.

Chegou a ser cogitado, inclusive, que o anúncio seria feito na terça-feira, dia 13, mesmo número do PT.

O que faz o Ministro da Fazenda?

No Brasil, o ministro da fazenda é denominado ministro da economia, responsável pela formulação e execução da política econômica nacional, da administração financeira da União e contabilidade pública, desburocratização, gestão e governo digital, fiscalização e controle do comércio exterior, previdência e negociações econômicas e financeiras com governos, organismos multilaterais e agências governamentais.

O que faz o Ministro da Justiça?

O Ministro da Justiça exercerá a supervisão dos órgãos da administração federal, direta e indireta, integrantes ou vinculados ao Ministério mediante atos de orientação, coordenação e controle das atividades de cada qual com apoio nos órgãos centrais.

O que faz o Ministro da Casa Civil?

De uma maneira bem ampla e resumida, a Casa Civil tem a função de ajudar o governo a gerenciar e integrar todas as suas funções assessorando o Governador do Estado nas relações institucionais e assistindo-o no desempenho de suas atribuições constitucionais e legais.

O que faz o Ministro da Defesa?

O Ministro de Estado da Defesa exerce a direção superior das Forças Armadas, assessorado pelo Conselho Militar de Defesa, órgão permanente de assessoramento, pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e pelos demais órgãos, conforme definido em lei. A ele também compete a implantação do Livro Branco de Defesa Nacional, documento de caráter público, por meio do qual se permitirá o acesso ao amplo contexto da Estratégia de Defesa Nacional, em perspectiva de médio e longo prazos, que viabilize o acompanhamento do orçamento e do planejamento plurianual relativos ao setor. (*) Yahoo


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário